Projeto quer transformar Carnaval de Pernambuco em manifestação cultural nacional

(Foto: FolhaPE)

O Carnaval de Pernambuco poderá se tornar manifestação cultural nacional. A proposta é da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e busca dar maior valorização às festas do estado, garantindo proteção e recursos para o evento, que anualmente atrai turistas do Brasil e do mundo.

“A Festa de Momo se desenvolve em diversos polos no estado, a partir de tradições culturais distintas que, em conjunto, constituem o popular e democrático Carnaval pernambucano. A folia na terra do frevo reúne pessoas das mais diversas classes sociais, de diferentes gêneros e etnias, que celebram, com particular liberdade artística e ludicidade, algumas das mais antigas manifestações culturais do país”, justificou Teresa.

Ela lembrou que, apesar de haver uma concentração no polo Recife-Olinda, a festa abarca todas as culturas, da africana às europeias. “Do Galo da Madrugada ao Homem da Meia Noite, dos Maracatus de baque solto e baque virado, das Ceroulas de Olinda ao Bloco das Flores em Recife, o Carnaval pernambucano exibe, a cada ano, em cores, ritmos, danças, máscaras e adereços, a beleza irresistível de uma das mais genuínas expressões da cultura popular do país. Em todas essas manifestações, os novos foliões seguem a tradição ao preservarem ritos religiosos, cancioneiros e ritmos populares, numa espécie de memorial da música popular, que passa para jovens músicos e brincantes de geração em geração”, destacou.

Deixe um comentário