PF investiga suposto esquema de desvios de verbas da saúde em Pernambuco

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (24) a Operação Clã, que visa combater supostos crimes como desvio de recursos da saúde por Organizações Sociais (OS), em Pernambuco. Desde as primeiras horas da manhã, 17 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

Esses mandados visam encontrar documentos, relatórios, notas fiscais e outros elementos probatórios que ajudem a polícia a comprovar os crimes em questão. De acordo com a PF, duas pessoas envolvidas serão afastadas de suas funções.

A operação começou após a PF ser informada acerca de possíveis irregularidades na execução de contratos de gestão celebrados entre a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco e a organização social investigada. Esses possíveis crimes estão ligados com a contratação direcionada de prestadores, execução fictícia de serviços, no superfaturamento dos valores pagos e na ocultação dos valores desviados.

Gestores da fundação e empresários de empresas terceirizadas estariam envolvidos no esquema. Esses empresários têm ligações familiares com as OSs, por isso a operação se chama “Clã”.

A OS investigada é responsável por celebrar contratos com o Governo do Estado para gerir hospitais e UPAs importantes do estado. Os valores dos contratos firmados entre a organização social de saúde e apenas uma das empresas investigadas superam R$ 89 milhões.

Deixe um comentário