
O Ministério da Educação (MEC) começou nesta segunda-feira (27) o pagamento da nova parcela do programa Pé-de-Meia 2025.
O benefício é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública regular, entre 14 e 24 anos, e também a alunos da EJA, de 19 a 24 anos, desde que inscritos no CadÚnico até 7 de fevereiro de 2025. Para receber, é necessário ter CPF regular e presença mínima de 80% nas aulas.
A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses, estima que cerca de 3,2 milhões de estudantes receberão o valor até 2 de dezembro. Os primeiros são os nascidos em janeiro e fevereiro, que recebem R$ 200 referentes ao incentivo-frequência.
Calendário de pagamentos:
Janeiro e fevereiro: 27/11
Março e abril: 25/11
Maio e junho: 26/11
Julho e agosto: 27/11
Setembro e outubro: 28/11
Novembro e dezembro: 2/12
Os valores são depositados automaticamente em uma conta poupança da Caixa aberta em nome do estudante. Para maiores de 18 anos, a conta já vem desbloqueada. É possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo aplicativo Caixa Tem ou sacar nos caixas eletrônicos usando biometria.
Para menores, a movimentação da conta exige autorização do responsável, que pode ser feita pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa. Informações sobre pagamentos e regras do programa podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante, no Caixa Tem ou no Benefícios Sociais.
O Pé-de-Meia conta com quatro tipos de incentivo: matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem. A soma dos valores pode chegar a R$ 9,2 mil ao final do 3º ano. Criado em 2024, o programa tem como objetivo apoiar estudantes de baixa renda na permanência e conclusão do ensino médio.



