Outubro Rosa: mulheres recebem orientação de autoexame no ambulatório do Hospital Dom Malan em Petrolina

Nesta terça-feira (24), a gestão do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou uma ação de prevenção ao câncer de mama no ambulatório da Unidade de saúde, com palestra e um café da manhã. O hospital é referência no atendimento materno infantil de 53 municípios da rede Peba (hospitais conveniados ao SUS dos estados de Pernambuco e Bahia).

O “Dia de autoconhecimento e autocuidado” é parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A importância do autoexame de mama

Na Sala de espera de consultas do HDM Ismep, enfermeiras fizeram palestras sobre prevenção ao câncer de mama e orientaram as mulheres de como fazer o autoexame para detectar possíveis nódulos ou secreções nas mamas. Se tratado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês e pode ser usado como referência o próprio ciclo menstrual para analisar o seu corpo. “Em caso de percepção de um nódulo nos seios ou alterações no formato, tamanho ou na pele é importante procurar um médico imediatamente para examinar, avaliar e tratar, ” explicou a enfermeira do HDM Ismep Ana Paula.

Estatísticas

Uma em cada 4 mulheres com câncer de mama no Brasil perde a vida. São 50 mortes por dia. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Deixe um comentário