Mutirão de cirurgias pediátricas é iniciado em Petrolina

No sábado (4), teve início o mutirão de cirurgias pediátricas em Petrolina, resultado da força-tarefa da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

Nesse primeiro final de semana, 21 crianças foram submetidas aos procedimentos. O mutirão também incluirá cirurgias ginecológicas, previstas para ocorrer a partir da segunda quinzena de maio.

Com o intuito de agilizar o atendimento às demandas da população, a gestão municipal desenvolveu o mutirão de cirurgias pediátricas, realizando procedimentos eletivos no Hospital Dom Malan.

Essa ação foi viabilizada por um investimento de R$ 2 milhões, com previsão de atender mais de 1.100 cirurgias pediátricas e ginecológicas para residentes de Petrolina e outras cidades da região.

Stela da Silva Barbosa, dona de casa, estava entre os que aguardavam ansiosamente pela cirurgia de seu filho Tawan Alexandre da Silva, de 5 anos, que tinha hérnia no testículo. Ela destacou: “Meu filho tem hérnia no testículo e a partir da entrada que demos na Secretaria de Saúde, hoje estamos aqui para realizar a cirurgia“.

Outra criança beneficiada foi Samuel Rodrigues, cuja mãe, Raquel Rodrigues, expressou alívio por participar do mutirão: “Meu filho vai fazer a cirurgia de hérnia inguinal. Nós demos os primeiros passos há um tempo, fizemos exames, consultas, e em abril nos encaixávamos para o mutirão. Recebemos a ligação da Secretaria de Saúde de Petrolina e viemos para a consulta no final do mês passado. Hoje estamos aqui para concretizar o procedimento“.

As cirurgias abrangem uma variedade de procedimentos, como herniorrafia inguinal e umbilical, postectomia, fimose, criptorquidia, hipospadia, orquidopexia, colostomia, anquiglossia, cisto criptorquidia, entre outras. Os procedimentos estão sendo realizados aos finais de semana, com o objetivo de reduzir a fila de espera para os pacientes aguardando tratamentos cirúrgicos.

Deixe um comentário