Mudança na rotulação de produtos alimentícios já está valendo no Brasil

As novas regras para rotulagem dos alimentos já está valendo no Brasil. A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e começou no dia 9 de outubro, tendo como objetivo trazer mais clareza e auxiliar os consumidores na hora de comprar os alimentos.

“Muitas vezes, durante as compras somos atraídos pelo nome do alimento que pode estar caracterizado como fit ou zero para atrair a atenção. Obviamente os fabricantes colocam isso em destaque, mas, na maioria dos casos, não deixa claro para qual ingrediente vale a referência zero. Onde tem escrito zero, pode ser zero gordura e a pessoa que vai comprar acha que é zero açúcar. Por isso, essa alteração dos rótulos é muito bem-vinda porque obriga os fabricantes a colocarem uma lupa indicando que há substâncias maléficas se consumidas em excesso”, explica a médica referência em emagrecimento, Carolina Almeida.

O que muda?

A tabela nutricional passou a ser inserida na área frontal. Ela agora precisa conter apenas letras pretas e fundo branco, o que garante a legibilidade das informações e a identificação de açúcares totais e adicionais. Mesmo com a mudança, é necessário manter a atenção.

É importante que as pessoas estejam atentas à quantidade de sal, pois elas geralmente se preocupam com o açúcar e esquecem que a quantidade de sal também é relevante, pois o consumo de sal pode causar hipertensão arterial e, consequentemente, problemas mais graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Atenção também para os conservantes e adoçantes artificiais que já têm relações estabelecidas com o desenvolvimento de câncer, doenças intestinais, envelhecimento precoce e até Alzheimer. Por isso, todos nós devemos estar atentos à rotulagem dos alimentos”, explica.

Deixe um comentário