MPPE lança campanha para aumentar cobertura vacinal pelo SUS no estado

Nesta segunda-feira (13), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lança uma campanha de mobilização para aumentar a vacinação em todas as faixas etárias.

Sob o tema “Vacina em dia”, a iniciativa visa incentivar a sociedade pernambucana a responder à convocação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a prevenção de doenças.

O Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, explicou que, embora Pernambuco e o país tenham melhorado a cobertura vacinal em 2023, ainda não alcançaram o ideal esperado para uma imunização em massa contra doenças graves.

A campanha, que terá duração de um mês, será veiculada por meio do site, redes sociais, TV, rádio e listas internas do MPPE.

O MPPE ressalta que a plataforma do Ministério da Saúde aponta uma imunização de 60% a 90% na primeira infância, porém alcançar 100% de cobertura vacinal em todos os territórios continua sendo um desafio.

Além da campanha “Vacina em Dia”, o MPPE emitiu a Recomendação PGJ Nº1/2024 em 16 de abril último, instando as promotorias a fiscalizarem se os gestores do SUS estão adotando providências para ampliar a cobertura vacinal. Entre as ações recomendadas estão estratégias de busca ativa de vacináveis, oferta facilitada de vacinas, capacitação de servidores, criação de dias de mobilização e ações voltadas para a adesão à imunização das populações mais vulneráveis.

Helena Capela, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde), destaca a importância da vacinação em todas as faixas etárias, desde bebês até idosos. A campanha enfatiza que a vacinação não só protege o indivíduo, mas também a comunidade como um todo, e convida o público a manter suas vacinas atualizadas, levando sua caderneta de vacinação ao posto de saúde mais próximo.

“A saúde de toda a população precisa ser protegida. Uma das principais formas de exercer este cuidado é manter sua vacinação em dia”, enfatiza a campanha, ressaltando que a vacinação é um ato de cuidado e cidadania.

Deixe um comentário