MPPE faz campanha pelo direito das mulheres, crianças e pessoas LGBT+

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou a campanha “Pernambuco tem aquele Carnaval que você respeita” nas redes sociais, visando conscientizar os foliões e prevenir problemas que possam ocorrer durante a festa.

A campanha aborda questões como respeito às mulheres, proteção das crianças e adolescentes, e combate à discriminação contra pessoas LGBT+.

Com mensagens como “Bloco do Não é não tá na rua!”, “Pediu para parar, parou!”, “Beijo forçado é crime!”, e “LGBTfobia não faz parte da folia!”, a campanha busca reforçar a importância do respeito e da segurança durante o Carnaval.

Além disso, são fornecidos números de telefone para denúncias e pedido de ajuda em casos de violência ou discriminação.

O Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, ressalta a necessidade de conscientização e prevenção, destacando que o Carnaval é uma expressão popular que atrai multidões, mas que não pode ser marcado pela violência, descuido ou preconceito.

O MPPE estará atento aos casos que possam surgir durante a festa, com promotores de plantão e participação no Juizado Especial do Folião.

A campanha virtual conta com peças educativas distribuídas nas redes sociais do MPPE, produzidas em parceria com os Núcleos de Apoio à Mulher e de Direitos LGBT+, e o Centro de Apoio Operacional e Promotorias da Infância e Juventude da instituição.

As mensagens abordam diversas questões, desde o respeito às mulheres até a proteção das crianças e adolescentes.

Para casos de violência contra mulheres, é disponibilizado o número exclusivo 180 (Central de Atendimento à Mulher). Já para casos de crimes contra a infância e adolescência, o Disque 100 está disponível 24 horas para denúncias de violação de direitos humanos. Em casos de emergência policial relacionados à orientação sexual, o número 190 pode ser acionado.

Deixe um comentário