Mais de 100 deputados pedem impeachment de Lula por críticas a Israel

Um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por comparar as mortes na Faixa de Gaza ao holocausto tem apoio de 103 deputados. Desses, 26 são de partidos da base do governo.

Para os deputados, declaração polêmica foi crime de responsabilidade. O grupo classificou a fala como “ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Entre os apoiadores, 26 são de partidos base do governo: dois do PSD, três do Republicanos, três do MDB, sete do PP e onze do União Brasil, segundo a lista enviada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).

São eles: Presidente comparou as mortes causadas por Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse ele em entrevista coletiva na Etiópia. Governo de Israel repudiou a fala e declarou presidente brasileiro “persona non grata” até que ele retire o que disse.

Mais de 29 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde do território. O governo israelense lançou a ofensiva após um ataque do Hamas deixar cerca de 1.200 pessoas mortas em 7 de outubro passado.

Deputados marcaram uma coletiva de imprensa na terça-feira (20), às 17h30, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. No evento, estarão presentes os parlamentares que irão protocolar o pedido de impeachment do presidente Lula.

Fonte UOL 

Deixe um comentário