Lagoa Grande recebe título de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho em homenagem da Alepe

Na última terça-feira (16), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prestou uma homenagem ao município de Lagoa Grande (PE), localizado no Sertão do São Francisco.

Por proposição do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), Lagoa Grande foi agraciada com o Título Honorífico de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, em uma solenidade realizada no auditório Sérgio Guerra e presidida por Henrique Queiroz Filho, na qual o prefeito Vilmar Cappellaro recebeu a comenda.

Com pouco mais de 25 mil habitantes, Lagoa Grande deixou de ser apenas um ponto de passagem para se tornar uma terra de oportunidades no Vale do São Francisco. Seu destaque no cenário agrícola, especialmente na produção de uvas e vinhos, aliado aos investimentos em infraestrutura, sobretudo durante o Governo de Jarbas Vasconcelos, foram fundamentais para o crescimento do município.

Jarbas Filho enfatizou os números impressionantes da produtividade de uvas em Lagoa Grande, superando a média nacional, e o expressivo PIB municipal, o terceiro maior da região do São Francisco.

Ele destacou que o título conferido é um reconhecimento da importância do município para a vitivinicultura e o enoturismo de Pernambuco, prevendo que contribuirá para o desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de turistas para a cidade.

A solenidade contou com a participação do coral da Alepe e da cordelista Ronilde Gonçalves, que exaltou as belezas de Lagoa Grande em forma de cordel. Diversas autoridades, incluindo o superintendente da Sudene Danilo Cabral, o deputado federal Fernando Monteiro e o empresário e ex-prefeito Jorge Garziera, elogiaram o município em seus discursos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Cappellaro enfatizou o trabalho sério realizado em Lagoa Grande, que culminou na conquista do título de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho. Ele agradeceu ao deputado Jarbas Filho pelo reconhecimento e previu que a homenagem atrairá mais investimentos para o turismo e outros setores da cidade.

Além disso, a iniciativa de Jarbas Filho resultou na criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e Enoturismo do Estado, visando ampliar os debates para expandir a produção de uvas e vinhos em Pernambuco, aproveitando as potencialidades do Vale do São Francisco como Rota da Uva e do Vinho.

Deixe um comentário