HU-Univasf participa da campanha global de conscientização sobre a higiene das mãos

Com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a importância da higiene das mãos no contexto hospitalar, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta sexta-feira (24), o Arraiá da Higiene das Mãos.

O evento consistiu em uma atividade lúdica voltada para a sensibilização do tema e envolveu os colaboradores, pacientes e acompanhantes. A enfermeira da Unidade de Vigilância em Saúde do HU-Univasf, Rafaella Alves, explica que a iniciativa é parte da campanha da instituição para 2024.

“A higiene das mãos hoje é uma das principais medidas que aborda a questão da prevenção de infecções. No Brasil, ainda é assunto de muito interesse dos estudiosos e precisa, realmente, ser abordado no serviço de saúde quando a gente pensa em qualidade da assistência ao paciente. É um tema bastante importante e que a gente aborda não apenas em maio, mas durante o ano todo para uma adesão ainda melhor dos profissionais em relação à importância da higienização das mãos para prevenir infecções no hospital”, destaca.

O valor da higienização das mãos foi demonstrado cientificamente há mais de 150 anos em um experimento feito pelo médico húngaro Igor Semmelweis, onde a ação apresentou redução drástica nas taxas de mortalidade por infecção puerperal.

Mais recentemente, durante a pandemia da COVID-19, o simples ato ganhou ainda mais relevância, reforçando seu papel na prevenção da transmissão de agentes virais e bacterianos em ambientes clínicos e comunitários.

Programação especial e importância da higienização

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado em 05 de maio e o HU-Univasf aderiu à campanha “Salve Vidas: Higienize suas Mãos”, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2009, com diversas ações pelos setores do hospital, ao longo de todo o mês de maio.

A programação contou com diversas atividades educativas e interativas, além de treinamentos práticos e distribuição de materiais informativos, que foram projetados para reforçar a necessidade de higienização das mãos entre os profissionais de saúde, pacientes e visitantes.

Deixe um comentário