O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) apresentou, na manhã desta quarta-feira (24), o balanço dos atendimentos e atividades desenvolvidas no ano de 2023, durante encontro voltado à imprensa regional com a presença de membros da governança e chefias de diversas áreas hospitalares.
Na ocasião, o superintendente Julianeli Tolentino discorreu sobre o histórico da instituição e evolução da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abordou os principais destaques do ano anterior, avanços, desafios e perspectivas para o ano corrente.
Entre os indicadores apresentados, ressaltam-se:
82.036 atendimentos, incluindo internações, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência;
4.660 cirurgias realizadas;
8.782 vítimas de acidentes de transporte terrestre atendidas (6.498 estavam em motocicletas);
155.696 exames laboratoriais / 89.154 exames de imagem;
78 residentes/ 532 alunos em internato/estágio / 3.495 alunos em visita técnica / 1.327 alunos em aula prática;
90 projetos de pesquisa e 15 artigos publicados;
378.436 refeições fornecidas / 73.851 acompanhantes beneficiados;
222 toneladas de enxoval lavado.
Ademais, esteve em foco o acréscimo de mais de R$ 2 milhões por mês ao limite financeiro de média e alta complexidade (MAC), oriundos do Ministério da Saúde e repassados ao HU via gestor do SUS (Sistema Único de Saúde) local, a convocação de mais de 180 novos profissionais, a reabertura de 6 leitos de UTI e a destinação de R$ 20 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Com estes aportes, esperamos ter um aumento substancial na nossa capacidade de resolutividade, ou seja, facilitar o processo que envolve desde a chegada do paciente, passando pelo tratamento, até a alta médica. Continuaremos mantendo também o diálogo constante com órgãos e autoridades para potencializar a saúde pública da região, equilibrando a demanda crescente por atendimentos”, pontuou o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino.
Para 2024, encontra-se em andamento a contratação de serviços de neurocirurgia e anestesiologia, reforçando a prestação de atendimentos nestas áreas, bem como está prevista a instalação de novo tomógrafo e aparelho de Raio X, reforma e ampliação de áreas assistenciais, abertura de leitos de UTI e dos serviços de hemodinâmica e anatomia patológica, retomada do Projeto Consultórios Itinerantes, implantação de Centro de Pesquisa Clínica e início da cooperação internacional Brasil-Angola, com atuação de residentes angolanos no HU-Univasf.
O ‘Café com a Imprensa’ foi promovido pela Unidade de Comunicação Regional 10, que atende as demandas do HU-Univasf, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, por meio do Serviço de Imprensa e Informação Estratégica e da Unidade de Imprensa e Informação Estratégia 1.