Eleições: confira o que não é permitido neste domingo

Fique atento ao que não pode neste domingo de votação (Foto: TSE/Divulgação)

As urnas já estão abertas para o segundo turno das Eleições 2022. E os eleitores precisam estar atentos sobre o que é proibido neste domingo (30) nos locais de votação. Confira as recomendações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

NÃO é permitido entrar com celular na cabina

Assim como ocorreu no 1º turno e em eleições anteriores, o celular é proibido na cabina de votação. O eleitor deve deixar o objeto na mesa, junto aos mesários.

Segundo a Lei 9.504/1997, além do celular, é vedada a entrada do eleitor com qualquer objeto de gravação do voto (câmeras, filmadoras etc).

Armas estão proibidas

O TSE já havia proibido a circulação de pessoas armadas nos locais de votação, NO perímetro de 100 metros das seções. Colecionadores, atiradores e caçadores também não podem transportar armas e munições.

Propagandas são proibidas

A veiculação de propagandas é vedada no domingo de eleição. O mesmo vale para atos de campanha. Ou seja, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos é proibida.

Manifestações individuais são liberadas?

SIM. Desde que isso ocorra de forma individual e silenciosa. Também é liberado o uso de camisetas em apoio aos candidatos DESDE QUE não haja distribuição das mesmas aos demais eleitores.

Deixe um comentário