A Operação Carro-Pipa, executada com recursos federais através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está suspensa de forma temporária. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (17), pela Defesa Civil Nacional.
O aviso veio através do SMS da Defesa Civil (número 40199). “Suspensão temporária do Programa Operação Carro Pipa devido à falta de Recursos Federais. Atenção moradores da área sequeira: economize água”, diz o aviso.
Confederação Nacional dos Municípios já havia cobrado respostas do Governo Federal
Nessa quarta-feira (16), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) havia solicitado ao MDR que não interrompesse o programa. O Conselho havia sido alertado por gestores nordestinos que as paralisações seriam iniciadas no dia 14 de novembro (última segunda-feira).
No balanço da CNM, atualmente 759 Municípios nordestinos estão na condição de situação de emergência devidamente reconhecidas pelo governo federal por causa da seca. “Diante disso, o abastecimento é medida fundamental para esses”, disse a Confederação em seu site oficial.
O que dizem as autoridades?
O Blog procurou o MDR, que ainda não se manifestou sobre a informação repassada pela Defesa Civil Nacional. Aqui na região, a Operação Carro-Pipa é executada pelo 72 Batalhão de Infantaria Motorizado. O Exército também não se pronunciou acerca da paralisação e quantos municípios serão afetados na região.