
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve analisar nesta quinta-feira (16) uma série de requerimentos, entre eles o pedido de convocação de José Ferreira da Silva.
Conhecido como Frei Chico, José é vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) e irmão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, também é alvo de um pedido de prisão preventiva. Ele foi ouvido pela comissão na semana passada, mas não respondeu a maioria das perguntas dos parlamentares. Ele negou, no entanto, que Frei Chico atue na administração da entidade.
O Sindnapi é investigado como uma das entidades beneficiadas pelas possíveis fraudes envolvendo descontos associativos de beneficiários do INSS. Na última quinta-feira (9), a entidade foi alvo de uma operação da PF (Polícia Federal).
O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou na terça-feira (14) o bloqueio de aproximadamente R$ 390 milhões em bens e valores do Sindnapi.



