Conheça os programas de apadrinhamento de crianças e adolescentes do TJPE

(Foto: Internet)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está implementando treze programas de apadrinhamento em diversas Comarcas do estado, como Recife, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Palmares, Petrolina, entre outras, com o objetivo de promover a convivência comunitária e oferecer suporte material ou profissional para crianças e adolescentes que estão em instituições de acolhimento e que têm poucas perspectivas de adoção ou retorno à família de origem.

Esses programas são destinados a crianças a partir de dez anos de idade, bem como crianças e adolescentes com deficiência, sem estabelecer vínculo jurídico entre os padrinhos e madrinhas e seus afilhados.

Os interessados em participar devem ter mais de 18 anos, comprovar idoneidade moral e se inscrever no programa na Vara da Infância e Juventude de sua cidade.

Existem três modalidades de apadrinhamento no TJPE: Afetivo, Financeiro ou Provedor, e Profissional ou Voluntário. O Apadrinhamento Afetivo envolve visitas regulares e possibilidade de passar tempo com a criança ou adolescente, proporcionando vivências sociais e afetivas.

O Apadrinhamento Financeiro ou Provedor consiste em fornecer suporte material ou financeiro para atender necessidades específicas do afilhado, como reforço escolar, tratamentos de saúde ou atividades extracurriculares. Já o Apadrinhamento Profissional ou Voluntário é quando o padrinho ou madrinha disponibiliza seu trabalho para atender às necessidades das crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar dos apadrinhamentos Financeiro/Provedor e Profissional ou Voluntário. Caso não haja um programa de apadrinhamento na Comarca de interesse, é possível se candidatar através do Programa Ciranda Conviver, oferecido pela Comissão Judiciária de Adoção do Estado (Ceja), preenchendo a ficha de inscrição online disponível no site do TJPE.

Dos treze programas de apadrinhamento do TJPE, o Ciranda Conviver abrange todo o estado, enquanto os demais são específicos para cada Comarca, como o Estrela Guia (Recife), Anjo da Guarda (Jaboatão dos Guararapes), Anjos de Olinda (Olinda), entre outros.

Essas iniciativas visam proporcionar um ambiente mais acolhedor e oferecer oportunidades para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Para saber mais sobre os Programas de Apadrinhamento do TJPE, clique AQUI.

Deixe um comentário