Ciclone extratropical leva frio ao RS, mais chuvas e ventos que podem chegar a 100km/h

Com a chegada de uma frente fria, a situação no Rio Grande do Sul pode se tornar mais grave a partir desta quarta-feira (8). Prevê-se chuvas com volumes acima de 100 milímetros em algumas cidades, queda de temperatura e ventos de até 100 km/h.

O avanço desta nova frente fria é resultado de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina. Embora o sistema não deva passar diretamente sobre o estado, ele intensificará os ventos na região Sul do país e provocará o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul.

A chuva deve iniciar no fim da manhã e continuar durante toda a tarde, persistindo com tempo chuvoso até o domingo (12), com maiores volumes esperados a partir de quinta-feira.

Os meteorologistas alertam que a combinação de chuva e ventos pode agravar a situação por diversos motivos: O vento inicialmente ajuda a escoar a água acumulada, porém, com o reforço da chuva, a mudança de direção do vento pode dificultar o escoamento, prejudicando regiões já afetadas;  A região sul do estado, que é o escoamento da Lagoa dos Patos, pode sofrer um aumento no nível da água devido à chuva, agravando as condições.

Entre quinta-feira e domingo, a frente deve se deslocar para a metade norte do Rio Grande do Sul, afetando especialmente as cabeceiras dos rios. O Rio Grande do Sul já enfrenta uma crise decorrente das chuvas, contabilizando 95 mortos, mais de 130 desaparecidos, 207,8 mil desabrigados e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas.

Fonte G1

Deixe um comentário