SESAU tem novo horário de atendimento aos juazeirenses

(Foto: ASCOM)

A partir de 1º de março os juazeirenses terão um novo horário de atendimento na secretaria Municipal da Saúde (SESAU). Segundo a pasta, nos setores de Central de Marcação, Assistência Farmacêutica e no Tratamento Fora de Domicilio (TFD) o expediente será das 7h às 13h.

A mudança não afetará o setor administrativo, que permanece com funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, apenas para expediente externo. De acordo com a Prefeitura de Juazeiro, a mudança se fez necessária em virtude do “fluxo de atendimento no período da manhã ser bem maior e, no período da tarde, dar mais agilidade às documentações dos setores que funcionarão em horário corrido”.

UPAE/IMIP de Petrolina reforça campanha contra o uso do celular nos estabelecimentos de saúde

(Foto: Ascom)

A equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especialidade de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou mais uma ação, nesta sexta-feira (22), relacionada à campanha para inibir o uso do celular no serviço, iniciada em outubro do ano passado.

A iniciativa tem como público alvo a própria equipe, como também os usuários, e visa agir em cumprimento à Lei Municipal Nº 2.730 de 10/07/15, que proíbe o uso de aparelhos celulares nos estabelecimentos de saúde.

No que rege a lei, os telefones móveis devem ser mantidos desligados ou no silencioso, com exceção do horário de repouso (para os profissionais da saúde). Em caso de situações de emergência ou de comprovada necessidade, deve-se utilizar mediante autorização. O uso indevido do eletrônico no trabalho pode gerar, inclusive, sanções disciplinares/administrativas e, em casos extremos, demissão por justa causa.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos convocados para processo seletivo na modalidade Cadastro Reserva

(Foto: ASCOM)

Na tarde de sexta-feira (22) o Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a lista de candidatos convocados para participar de processo seletivo na modalidade Cadastro Reserva para o cargo de Enfermeiro. Maiores informações através do telefone (74) 36127808.

Confira a lista:

1. Jose Igor Rodrigues dos Santos
2.Rafaela Alves Brandi Moreira
3. Mirna Andrade Amorim

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota segue internado no Hospital Brasília

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Desde a última terça-feira (19), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está internado no Hospital Brasília, no Distrito Federal, onde recebe tratamento contra dengue.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação, o parlamentar deve permanecer internado para acompanhamento clínico nos próximos dias.

Ainda de acordo com a ASCOM, Gonzaga Patriota já está dando sinais de recuperação e pretende voltar a sua rotina o mais rápido possível.

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo  para Cadastro Reserva

(Foto: Arquivo)

No período de 22 a 25 de fevereiro, estará aberto o processo seletivo do Hospital Regional de Juazeiro (BA) na modalidade Cadastro Reserva para o cargo de Auxiliar de Manutenção.

As inscrições devem ser feitas através do envio de currículo para o e-mail [email protected] O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

HRJ abre processo seletivo para auxiliar técnico e divulga resultado para Fonoaudiólogo

(Foto: Internet)

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) divulgou, nessa quinta-feira (21), a abertura de processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de auxiliar técnico. O certame abre nesta sexta-feira (22) e segue até a próxima segunda-feira (25).

As inscrições devem ser realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Além disso, a unidade divulgou o resultado do processo seletivo coma convocação de Jaynara Pires de Oliveira para o cargo de fonoaudiólogo. A aprovada deve se dirigir à unidade na próxima segunda, às 14h.

Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina participam de capacitação sobre Vigilância das Arboviroses na Rede de Urgência e Emergência

(Foto: Reprodução/ IMIP)

Na última quarta-feira (20) profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram de uma capacitação sobre Vigilância das Arboviroses na Rede de Urgência e Emergência.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) e aconteceu no auditório da secretaria em Recife (PE), sendo transmitido por videoconferência para as gerências regionais. Os profissionais da UPAE assistiram na sede da VIII Geres, acompanhados de enfermeiros e médicos da atenção básica do município.

LEIA TAMBÉM:

Pernambuco tem seis mortes investigadas por suspeita de arbovirose 

“A capacitação teve como objetivo reunir os profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência do estado para tratar do manejo clínico do paciente suspeito de estar infectado por alguma arbovirose”, esclarece a enfermeira gerente do Pronto Atendimento de Petrolina, Juliana Carvalho.

LEIA MAIS

Hospital Universitário sela acordos de cooperação técnica com municípios da Rede PEBA

(Foto: Internet)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem, desde o ano de 2015, fechando parcerias com municípios da Rede Interestadual de Saúde do Médio São Francisco (Rede PEBA), a fim de diminuir o déficit do quadro de pessoal da unidade. Os municípios cedem profissionais da área da saúde para trabalhar no hospital, em contrapartida, a unidade oferece exames de imagens.

“Identificamos uma grande dificuldade dos municípios no atendimento das demandas em exames de imagem e, considerando o nosso número insuficiente de profissionais, devido à alta demanda e ao número máximo de trabalhadores determinado no último dimensionamento aprovado pelo Ministério do Planejamento, buscamos firmar acordos de cooperação técnica visando minimizar essa deficiência e ajudar os municípios”, explicou o superintendente do HU, Ronald Mendes.

A última prefeitura a aderir à proposta foi a de Afrânio-PE, que assinou o acordo no último dia 13 de fevereiro. Ao todo, são 13 cooperações técnicas vigentes e o HU está negociando mais duas. Os municípios envolvidos são: Cabrobó, Petrolina, Lagoa Grande e Afrânio, no estado de Pernambuco, e Antônio Gonçalves, Juazeiro, Sento Sé, Curaçá, Remanso, Uauá, Andorinha, Sobradinho e Senhor do Bonfim, na Bahia.

LEIA MAIS

HDM/IMIP de Petrolina alerta sobre os riscos do consumo de álcool e outras drogas durante a gestação e amamentação

(Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde)

Neste Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e ao Alcoolismo (20/02), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE) ressalta os riscos do consumo de álcool e outras drogas durante a gestação e a amamentação.

De acordo com o médico especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques, a ingestão de álcool na gravidez, mesmo que em pequena quantidade, eleva o risco de parto prematuro, sendo esta a maior causa de mortalidade infantil no Brasil. “Como consequência o bebê também pode nascer com baixo peso”, afirma o médico.

Ao contrário do que muitos dizem não existe um consenso sobre a quantidade segura que pode ser ingerida. “O ideal mesmo é que as mulheres se tornem abstêmias nesse período, ou até mesmo um pouco antes de tentar engravidar”, aconselha o profissional.

A ingestão de álcool em grande quantidade pode, inclusive, resultar na síndrome do alcoolismo fetal (SAF) que é um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência desse comportamento da mãe. “Além da prematuridade e baixo peso também podemos citar déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor como sintomas da SAF”, complementa. 

LEIA MAIS

Prefeito de Casa Nova discute detalhes para abertura da Policlínica Regional

(Foto: Ascom)

O prefeito de Casa Nova (BA) e vice-presidente do Constesf, Wilker Torres, se reuniu, nessa quarta-feira (20), para discutir o funcionamento da Policlínica Regional com outros nove gestores municipais que integram o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O equipamento, que está sendo construído em Juazeiro (BA), deve ser entregue à população em maio deste ano, pelo Governo do Estado da Bahia.

De acordo com Torres, poderão utilizar os serviços da unidade os moradores da dez cidades que fazem parte do consórcio: Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos. “Será um importante equipamento, de uso compartilhado entre os municípios, que, com certeza, vai ajudar a desafogar os serviços de saúde em todas as cidades conveniadas”, afirmou o prefeito de Casa Nova.

LEIA MAIS

Prefeitura promove feira de saúde em comemoração ao aniversário do Residencial Vivendas em Petrolina

(Foto: Ascom)

Para comemorar o aniversário do Residencial Vivendas, a Prefeitura de Petrolina (PE) irá promover uma feira de saúde, com oferta de serviços diversos para a comunidade, através da Secretaria de Saúde. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (22), das 8h às 12h.

Dentre os serviços, serão ofertados: aferição de pressão arterial; auriculoterapia; testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Hepatites B e C e Sífilis; avaliação para casos suspeitos de hanseníase e tuberculose; avaliação nutricional de peso e altura.

LEIA MAIS

Pernambuco tem seis mortes investigadas por suspeitas de arbovirose

Secretaria Estadual investiga mortes no Estado, uma é no Sertão (Foto: AFP Photo)

Arcoverde, Camaragibe, Custódia, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e São Benedito do Sul. Esses sãos os municípios nos quais a secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga mortes por suspeitas de arbovirose em Pernambucano apenas em 2019.

LEIA TAMBÉM:

Sertão de Pernambuco registra primeira morte com suspeita de arbovirose

Os casos são investigados para serem confirmados ou descartados pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses de Pernambuco. Conforme protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico do paciente.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde atenderá na UBS do Angari nesta quarta-feira em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

O programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames em Juazeiro (BA), vai atender nesta quarta-feira (20), os moradores do bairro Angari. Entre as especialidades médicas estão: cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.

O ônibus do projeto Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), parceiro das caravanas desde o início, leva toda semana serviço de atualização do Bolsa Família na própria Unidade de Saúde. De 2016 até o momento mais de 30 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e demandas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro.

Em busca de um transplante de medula óssea, paciente do Hospital Regional de Juazeiro encontra irmãos que não via há mais de vinte anos

(Foto: Ascom)

A equipe do Serviço Social em uma unidade hospitalar tem um papel fundamental no sentido de orientar pacientes e acompanhantes. Mas, no Hospital Regional de Juazeiro (BA) esse trabalho vai além. A intervenção dos assistentes sociais é voltada para as orientações assistenciais com acolhimento, mas principalmente, dar resolutividade às necessidades dos usuários dos SUS.

Na última quarta-feira (13), a equipe do serviço social e psicologia identificaram  que a paciente Dilza Dos Santos Araújo, de 52 anos, precisava de transplante de medula óssea, e a partir daí iniciou-se  a procura por familiares, e assim, realizar o exame de compatibilidade. 

LEIA MAIS

Sertão de Pernambuco registra primeira morte com suspeita de arbovirose

(Foto: Salmo Duarte/Agencia RBS)

O Sertão pernambucano registrou o primeiro óbito com suspeita de arbovirose em 2019. O caso trata-se de um homem de 39 anos, morador de Custódia. Esse é o segundo caso em investigação no Estado e reforça o alerta do Governo de Pernambuco sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

No Sertão, segundo o Governo, houve alta de quase 4000% nas ocorrências de dengue, zika chikungunya. As cidades com problemas no abastecimento de água são as mais preocupantes, já que a água fica parada em baldes e cisternas, facilitando a proliferação do mosquito.

De acordo com a 6ª Gerência Regional de Saúde (Geres), que abarca também os municípios de Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa houve um aumento de 78,3% de casos suspeitos de dengue, 50% de zika e 9,4% de chikungunya.

Em situação ainda mais preocupante estão às cidades da 7ª Geres (Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante), onde a situação já é de surto. Nessa região a elevação de casos chega a 3.828,6% em relação a dengue, 550% de chikungunya e 100% de zika. Com informações da Folha de Pernambuco.