FACAPE discute violência à pessoa idosa no projeto “Facape contra a intolerância”

Evento realizado na Facape discute a violência à pessoa idosa. (Foto: ASCOM)

Evento realizado na Facape discute a violência à pessoa idosa. (Foto: ASCOM)

Idosos, estudantes e docentes se reuniram esta semana na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para discutir a violência contra a pessoa idosa. A iniciativa – organizada pela direção da faculdade – fez parte da campanha ‘Facape contra a intolerância’, que tem o objetivo de promover e ampliar as discussões sobre temáticas que envolvem atos de opressão vivenciados no ambiente acadêmico.

O evento aconteceu na data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos – 15 de junho. A programação foi aberta pelo professor Geison Duarte, que trabalhou a interação dos participantes com alongamentos, danças e atividades físicas. Logo depois, estudantes do Colegiado de Direito, Fernanda Leal e Edson Andrade, explicaram como identificar os tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando os meios para denúncia e as punições de acordo com a lei.  Já a estudante de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), Tatiana de Souza, ministrou a palestra ‘Violência: o avesso do respeito’.

LEIA MAIS

Vereador Edilsão acompanha despejo de esgoto sem tratamento no rio São Francisco

Esgoto sem tratamento sendo despejado na Orla de Petrolina (Foto: ASCOM)

Esgoto sem tratamento sendo despejado na Orla de Petrolina (Foto: ASCOM)

O vereador Edilsão do trânsito esteve na orla de Petrolina (PE) para averiguar a situação dos esgotos sem tratamento que são despejados no rio São Francisco. O vereador foi até ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para acompanhar o andamento de suas denúncias a respeito do derramamento de esgoto sem tratamento no Velho Chico.

“Fui informado que a Justiça já notificou os responsáveis que são Prefeitura, Compesa e alguns estabelecimentos privados, para prestar esclarecimentos e os processos continuam até que a decisão final seja tomada, o que pode acontecer em breve”, informou Edilsão.

LEIA MAIS

45ª edição do concurso de quadrilha de Petrolina é marcada por muito forró e emoção

45ª edição do Concurso de quadrilhas de Petrolina. (Foto: Janko Moura)

45ª edição do Concurso de quadrilhas de Petrolina. (Foto: Janko Moura)

Ontem (16) foi realizada a 45ª Edição do Concurso de Quadrilhas, promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina. A festa, que esteve lotada, foi aberta ao público e contou com muita alegria e agitação da torcida.

Participaram da competição os grupos de quadrilhas e seus respectivos bairros: “”Amor Junino” – Bairro João de Deus, “Danado de Bom” – Vila Moco, “Balão Dourado” – Pedro Raimundo, “Chamego Bom” -, Renascer do Sertão” – Projeto Irrigado N9, e “Forró Xaxado” – Cohab 6. As apresentações seguiram nessa ordem.

A escola “Danado de Bom” foi a grande vencedora da noite e foi premiada com um belíssimo troféu. A escola trouxe o tema “Colheita do Milho – valorizando a origem das tradicionais festas juninas. O segundo lugar ficou com a escola “Forró Xaxado”, que tratou de forma magnífica do encontro do sol com a lua, embalado com uma mágica história de amor. E o prêmio do terceiro lugar foi para o “Amor Junino”, que apresentou o tema “É festa no Céu” – uma homenagem aos ícones da cultura nordestina, como Lampião, Maria Bonita e Luiz Gonzaga.

LEIA MAIS

5º BPM prende dois homens em Petrolina

policial

Dois homens foram presos em petrolina na noite de ontem (16) (Foto: Arquivo)

A polícia militar de Petrolina prendeu, na noite desta quinta-feira (16), dois homens. Um era suspeito de ter cometido o delito de furto e o outro de receptação.

Após receber uma denúncia da ocorrência de um furto no bairro Maria Auxiliadora, a polícia militar deslocou-se até o local e encontrou o suspeito, que foi detido pela vítima. Jorge Maria Parladim de Souza, 27 anos, residente no bairro Areia Branca, aproveitando-se do carro da vítima estar aberto, furtou 01 uma carteira marrom com cerca de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e um cartão bancário Itaú; dois celulares; uma bermuda; um tablet e dois óculos simples.

No momento da prisão o imputado não estava com o dinheiro furtado citado entre o material, e segundo o mesmo teria trocado um dos celulares com Ítalo Mamedio de Souza, 25 anos, residente em Juazeiro (BA). O efetivo seguiu para a cidade de Juazeiro e encontrou Ítalo em uma Casa de Recuperação. Ele entregou o objeto receptado.

A equipe policial conduziu os envolvidos, juntamente com o material apreendido, até a Delegacia de Plantão onde foram apresentados e entregues a Autoridade Policial que lavrou em desfavor de Jorge um Auto de Prisão em Flagrante Delito.

Com informações da ASCOM

Visando a conscientização no trânsito, a AMMPLA está engajada no projeto “Professor Amigo do Trânsito”

Participação no curso de capacitação professores amigos do trânsito. (Foto: Reprodução/ASCOM)

Participação no curso de capacitação professores amigos do trânsito. (Foto: Reprodução/ASCOM)

O projeto “Professor Amigo do Trânsito” tem como público alvo os professores de escolas públicas do ensino fundamental I e II que já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), e vinte e seis Secretarias de Educação Municipal, estão engajadas no Projeto, que busca a conscientização e redução de acidentes no trânsito.

Jilmar Barros, agente de trânsito e coordenador do setor de Educação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) é um dos participantes do Curso de Capacitação Professores Amigo do Trânsito que está acontecendo em Recife, no auditório do Detran, entre os dias 16 e 17 de junho.

Para Jilmar a educação das crianças e dos adolescentes é essencial para construir uma cidade mais humanizada no futuro.

“É prioridade da AMMPLA sempre se envolver nas mais diversas ações voltadas para conscientização e redução de acidentes. Por isto é essencial a Educação para o Trânsito como tema multidisciplinar durante as aulas”, aponta Jilmar Barros.

LEIA MAIS

São João é comemorado pelos usuários do CAPSi

Crianças comemorando o São João do CAPSi (Foto: ASCOM)

Crianças comemorando o São João do CAPSi (Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (16), os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infato-Juvenil (CAPSi) e seus familiares comemoraram os festejos juninos com brincadeiras, quadrilha, comidas típicas e muita animação.

Sheila dos Santos Silva frequenta o CAPSi há 5 anos, desde que seu filho começou a ser acompanhado pelo serviço, e conta que os momentos de festa são importantes para quebrar a rotina. “Eu gostou muito quando o CAPSi organiza uma festa assim como o São João, porque a gente sai da rotina e vejo que meu filho se distrai, se diverte e interage mais com as outras crianças”.

Para a coordenadora do CAPSi, Poliana Cruz, celebrar as datas festivas também faz parte do tratamento. “Em dias festivos o melhor é proporcionar aos nossos usuários momentos de diversão e interação, aspectos que ajudam, e muito, no tratamento”.

Com informações da ASCOM

Durante o dia: jovem de 19 anos é atacada nas proximidades da Univasf em Petrolina por homem em um carro

Violence victim

Foto: ilutração

Na tarde desta quinta-feira (16), uma jovem de 19 anos foi parada por um homem, de aparentemente 28 anos, em um carro verde, nas proximidades da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para “pedir informações”. Entretanto, ele a agarrou a garota pelo braço e tentou forçá-la a entrar dentro do veículo.

Segundo informações da vítima, ela estava a caminho do shopping da cidade, quando foi abordada por um homem branco, de cabelo bem cortado e usa que aparelho, que parou o carro, baixou o vidro como quem queria pedir informações.

“Ele mandou eu ir para o lado do passageiro, para não correr o risco de algum carro me atropelar. Aí ele me deu boa tarde, perguntou meu nome, minha idade e disse que já tinha impressão de me conhecer ” contou a vítima.

LEIA MAIS

Curso de capacitação ajuda professores a enfrentar o bullying entre alunos

capacitacao

Na segunda parte da capacitação, os professores compartilharam experiências e jogaram um game que simula as práticas do bullying./ Foto: assessoria

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), 60,2% dos estudantes no país afirmam ver ou sofrer ofensas em sala de aula. visando o combate de agressões dessa natureza, até esta sexta-feira (17), o Plenus Colégio e Curso, em Petrolina, realiza curso de capacitação para professores visando ao enfrentamento de um dos problemas que mais preocupam alunos, pais e educadores: o bullying.

O curso começou com uma palestra do professor do colegiado de Psicologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Marcelo Ribeiro. O docente falou sobre os tipos de vítimas e agressores, os sintomas que surgem com as agressões e as consequências para a vida social, profissional e moral de quem sofre bullying.“Há uma comunicação entre o bullying e a violência praticada por uma pessoa adulta, mas isso não vem de episódios isolados”, salienta o acadêmico.

LEIA MAIS

Rapaz ameaça homem com uma faca após discussão no Cosme e Damião

policial

Um jovem, de 21 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (16), após ameaçar outro com uma faca, no bairro Cosme e Damião, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o jovem puxou a arma branca logo após discussão.

O acusado teria chegado em casa quebrando os objetos do lar e ameaçou a vítima com uma faca. Em seguinda, iniciaram uma briga com agressão mútua em que o homem, de 45 anos, conseguiu tomar a faca.

A equipe policial conduziu os envolvidos até a 1ª Delegacia de Polícia Civil onde foram apresentados e entregues a autoridade policial.

Univasf está com vaga de estágio aberta

Instituição diz que "reforça o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Foto:arquivo

Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente na Proae, localizada no térreo do prédio da Reitoria da Univasf. /Foto:arquivo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para uma vaga de estágio na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Podem concorrer a vaga estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de produção.

Os candidatos devem estar matriculados a partir do 3º período em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até o dia 22 de junho.

LEIA MAIS

Com ajuda de câmeras de segurança, ladrão é preso em Petrolina

policial

Foto: ilustração

No início da noite de ontem (16) duas pessoas foram presas, uma por furto e outra por receptação de mercadoria roubada, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a vítima acionou a guarnição informando que estava com o acusado de furtá-lo detido.

Segundo a PM, o crime havia ocorrido na manhã da quinta-feira, quando o acusado, de 27 anos, aproveitou que o carro estava aberto e retirou de dentro do veículo dois celulares, dois óculos, um tablet, uma carteira com R$ 250 e um cartão de banco. A identificação do acusado foi possível através de filmagem de câmera de segurança.

Após a prisão, a PM verificou que ele não estava com o dinheiro. Entre os pertences furtados, o homem afirmou que havia trocado um dos celulares com um homem, de 25 anos, que encontrava-se em uma casa de recuperação em Juazeiro, Norte da Bahia. Ao chegar ao ao local o rapaz, entregou o objeto roubado.

A equipe policial conduziu os envolvidos, juntamente com o material apreendido, até a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Petrolina.

 

“A nenhum de vocês, eu prometi ou quis demostrar sinais de uma possível candidatura”, diz Julio Lossio em carta aos pré-candidatos

SONY DSC

Antes de divulgar nome do escolhido do grupo, Júlio Lossio encaminhou carta a todos os pré-candidatos

Em carta enviada aos amigos, como o prefeito define os que se colocaram na condição de pré-candidatos a prefeito pelo seu grupo, Julio Lossio, cerca de vinte dias antes do anúncio do nome do escolhido para disputar o pleito de outubro, deixou claro os momentos de incerteza e reflexão sobre a decisão. No texto Julio deixa bem claro não ter prometido ou dado sinais a ninguém sobre uma possível candidatura e pediu cuidado com a vaidade que mora em cada um.

Confira a íntegra da carta:

Caros amigos,

Eu digo caros amigos porque, de fato, todos vocês já eram, ou porque no decorrer de nossa caminhada, tornaram-se grandes amigos para mim.

São 3h40min, é madrugada, e ainda estou acordado. E a culpa da minha insônia de hoje são vocês. “Não uma culpa dolosa, mas uma culpa culposa.”

Assim sendo, tomo a liberdade de dividir com vocês esse momento de reflexão.

Osvaldo Coelho dizia sempre: Política, o quanto pode!

E, de fato, a política, arte inigualável de se lidar com gente, é realmente como o tempo: muda sem avisar. O que parecia sol, vira chuva e o frio, de repente, vira calor.

E, assim, é a política. Hora dia, hora noite. Hora claro, hora escuro.

Todos vocês, sem exceção, ocuparam posições de destaque em nosso governo. Vemos isso pela avaliação da capacidade de desempenhar as funções que lhes atribuímos, tudo com maestria e firmeza.

Para minha sorte, acertei mais, que errei, nas escolhas. E todos vocês foram brilhantes, cada um ao seu modo e ao seu tempo.

Por outro lado, tenho plena consciência de que, a nenhum de vocês, eu prometi ou quis demostrar sinais de uma possível candidatura. Se assim você interpretou, peço desculpas, mas essa não era a minha intenção.

As minhas escolhas sempre se deram com o olhar muito mais técnico que político. Meu desejo sempre foi o de entregar à população o melhor produto possível: um melhor serviço público. E assim o fizemos. Os números do nosso governo refletem isso.

Nunca tivemos um candidato natural à sucessão. Isso ocorre, apenas, em duas ocasiões.

Uma, quando um governo é tão ruim e mal avaliado, que ninguém quer sucedê-lo. A disputa se torna um sacrifício. E eu já vi isso em nossa cidade.

Ou, no nosso caso, quando um governo é exitoso e, consequentemente, grande parte de seus quadros pode ser alçado à condição de candidato.

Contudo, nesse caso, surge um outro grande problema: temos muitos e apenas um pode ser candidato a Prefeito.

Aqueles testes que fiz com vocês, um de auto avaliação e outro de avaliação pelos colegas, mostram com muita clareza – revejam as avaliações –, a enorme dificuldade que temos de avaliar a nós mesmos.

A nossa visão do que somos, na grande maioria das vezes, está longe daquilo que realmente somos para a coletividade.

Todos vocês, ou a grande maioria, vestiram a roupa de pré-candidatos. E esse foi o nosso desejo ao fazer o convite para tal.

Todos vocês, com exceções, porém, tomaram a cachaça da política. E como todo aquele que bebe, estão embriagados, e é exatamente aí onde mora o perigo.

Cada um, sente-se e acredita, piamente, que é o melhor candidato. Sente-se e acredita, piamente, que é o mais merecedor. Sente-se e acredita, piamente, que, em um dado momento, eu sinalizei que você seria o candidato.

Nosso sinal verdadeiro sempre foi que um de vocês poderia ser candidato.
Leiam com atenção os tempos verbais.

Hoje, esse é o motivo da minha insônia.

Infelizmente, a sua embriaguez pode produzir uma ressaca danosa à nossa relação. Preocupa-me mais a relação pessoal que a política.

A política passa e as perdas daqui, recompomos ali. As relações pessoais nem sempre.

Ganhei muitos amigos. Mas, por outro lado, perdi alguns amigos queridos por conta da política. Não gostaria que acontecesse com um ou alguns de vocês.

Sei que, após a desincompatibilização, todos vocês, cada um ao seu modo, fizeram seus movimentos.

As pessoas do seu entorno, e acreditem, somente as pessoas do seu entorno, tratam vocês como candidatos. É isso mesmo.

E, acreditem, muitas delas fazem isso com mais de um de vocês, porque para muitas pessoas, faz parte do jogo cativar o ego e a vaidade do futuro prefeito.

Mais uma vez, eu reafirmo: a nenhum de vocês foi ofertada a candidatura. A todos, sem exceção, foi oferecida a oportunidade de participar da discussão.

Quais os critérios serão usados na escolha? Critérios objetivos e subjetivos, posso afirmar.

Temos feito observações. De comportamento, de treinamento, a exemplo do período vivido com Aldo Vilela. De pesquisas qualitativas e quantitativas. Do ambiente externo e do clima político. E esse é o mais perigoso, pois avaliamos uma tendência, já que não temos ao alcance de nossas mãos, o instrumento da adivinhação da temperatura política no período eleitoral. No máximo, observamos uma tendência.

Assim sendo, quero pedir, e até orientar, a cada um de vocês que, neste momento e nos próximos quinze a vinte dias, parem de beber da cachaça da política. Ou seja. Viajem, procurem ler um bom livro, fujam dos “amigos” que já o chamam de prefeito (esses são os mais perigosos, alguns sem intenção, outros por puro prazer da brincadeira).

Ninguém deve colocar a faixa ou usar o nome daquilo que ainda não é.

Na melhor das hipóteses é permitido chamar alguém do que já foi. Jamais do que pretende ser.

Procurem agir e vestir a roupa do não candidato. Até porque, dos seis a quem me dirijo, só um “poderá” estar na chapa majoritária.

Então, vamos a um choque de realidade. Se nós temos seis para uma vaga, a verdade é que sua chance de não ser é muito maior do que a de ser.

Matematicamente, a chance de não ser é de 83,3%.

Assim sendo, cuidado com a vaidade que mora em cada um de nós.

Sei que, para alguns, a possibilidade de ser é de no mínimo 83% e, na verdade, essa é a possibilidade real de não ser.

Acreditem, nenhum movimento que façam nos próximos dias ajudará em absolutamente nada. Na verdade, pode até atrapalhar. A chance de cair enquanto corremos é muito maior que a de cair enquanto estamos deitados. Portanto, é hora de deitar.

Toda avaliação qualitativa e/ou quantitativa busca achar um perfil daquilo que, no momento eleitoral, o povo gostaria de ter.

Isso reflete a ação de cada de vocês nos últimos sete anos. E até durante toda vida. Digo até que todos os últimos movimentos políticos foram válidos como experiência pessoal. Contudo, de nada ajudam na escolha.

Uma fala, uma marca, uma foto produzida, um vídeo, um conceito, entre tantas outras ações. Tudo isso tem importância. Mas, nesse momento, pouca ou nenhuma importância. Não atrapalha, mas também não ajuda.

Tudo será produzido e afinado após a escolha. Os vídeos, as gravações que pedi para fazer com vocês, em um ou outro momento, não tinham a intenção de projetar o candidato. A intenção era avaliar qualitativamente o seu desempenho.

Nossa pesquisadora chega a usar técnicas de neurociência, a exemplo, a de arrancar do entrevistado a avaliação que faz no seu subconsciente da imagem que vê.

Assim, ao meu ver, é hora de deitar e relaxar.

E, agora, preparar-se mais para não ser, do que para ser. Preparar-se mais para participar e ajudar o seu colega que será escolhido, do que para ser ajudado.

Somos um time  e todos nós que não estivermos na disputa direta certamente teremos outras missões em outras tantas jornadas.

Espero que o escolhido possa somar forças. E os não escolhidos possam junto a mim que também não estarei na disputa atuar como soldados da causa.

Como em um vestibular, estudar de véspera atrapalha mais que ajuda.

E, agora, eu acho que dormirei bem, pois penso ter sido muito claro e sincero.

Um beijo em todos. Bom descanso!

Júlio Lóssio – Prefeito

Curso de Libras está com inscrições abertas

libras (1)

São 25 vagas distribuídas em duas turmas. / Foto: arquivo

A Secretaria de Saúde de Petrolina abre inscrições para o Curso Básico de Libras, ao todo, são 25 vagas distribuídas em duas turmas. O período de inscrição começa na próxima segunda-feira (20) e segue até o dia 26 de junho.

Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir à sede do Centro Auditivo com 1 foto 3×4.  As turmas acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 10h às 12h.

As aulas têm início no dia 26 de julho e terão duração de 3 meses. O Centro Auditivo fica na Rua Tobias Barreto, 240, Centro. Para maiores informações ligar para 3863-3129.

Alisson Dantas: mais um crime impune, mais um pedido por justiça em Petrolina

Luciana

Luciana dos Santos Souza, amiga da família do jovem assassinado no Quati, Alisson Dantas

Durante a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Petrolina para tratar sobre os casos de violência contra crianças e adolescentes no município, um depoimento comovente chamou a tenção do público presente.

Amiga da família do jovem Alisson Dantas Nunes, brutalmente assassinado a golpes de facão no dia 30 de outubro de 2015, no Bairro Quati, em Petrolina-PE, a senhora Luciana dos Santos Souza, clamou por justiça pedindo mais empenho da polícia no sentido de prender o acusado em ter praticado o crime.

Assista o vídeo com a fala de Luciana:

Senador Fernando Bezerra Coelho é recebido pelo ministro da Educação

FBC MinistroMendonça_Educação

“Precisamos valorizar e melhorar as condições estruturais dos campus do IF-Sertão”, destacou Fernando Bezerra. Foto: Ascom

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Durante a audiência – que também contou com a participação dos secretários nacionais de Educação Básica, Roffieli Silva, e de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas Filho – o parlamentar solicitou a atenção de Mendonça Filho em relação ao Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (Ife-Sertão) e a escolas públicas do estado.

“Precisamos valorizar e melhorar as condições estruturais dos campus do IF-Sertão”, destacou Fernando Bezerra. Na ocasião, o senador solicitou que o ministro receba a reitora da instituição, professora Leopoldina Veras, o que deve ocorrer no próximo mês de julho, segundo Mendonça Filho. Criado em 2008, o Instituto é sediado em Petrolina – cidade natal de Bezerra Coelho – e formado pelos campus de Ouricuri, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além da unidade Petrolina Zona Rural. Uma das emendas individuais apresentadas pelo senador ao Orçamento da União deste ano, no valor de R$ 1 milhão, é destinada à expansão e estruturação de instituições federais de ensino.

Na audiência com o ministro, Fernando Bezerra Coelho também pediu a liberação de recursos para a conclusão de duas escolas municipais em Arcoverde – que vão beneficiar cerca de 1,2 mil alunos – e a priorização de projetos para a construção de outras duas, em Lagoa Grande. Em Arcoverde, as obras foram iniciadas por meio de convênio da prefeitura com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação, no valor total de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

Durante a reunião com Mendonça Filho, o senador tratou, ainda, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – uma proposta do Ministério da Educação para unificar as bases dos ensinos infantil, fundamental e médio em todo o país. Em 2015, Fernando Bezerra atuou, no Senado, para o aprimoramento da BNCC apresentada pelo governo federal.

A estimativa é que mais de 190 mil escolas brasileiras sejam abrangidas pela Base Nacional, que vai definir 60% da grade de ensino em quatro grandes eixos: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Na avaliação do senador, o projeto representa um avanço para a educação brasileira. “Com um currículo de ensino unificado de Norte a Sul, poderemos ter os mesmos parâmetros de qualificação profissional dos professores para a melhoria da qualidade do material didático e da educação em todo o país”, analisa o socialista pernambucano.

Da Ascom