Outubro Rosa: Hospital Dom Malan realiza ação para ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama

O Hospital Dom Malan, da rede pública estadual de saúde, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou esta semana ações de conscientização da importância de prevenir o câncer de mama.

O HDM Ismep é referência no atendimento de mulheres para a Rede PEBA (hospitais dos estados de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).

Nesta segunda-feira (14), a liga de oncologia da Faculdade Soberana, que é multidisciplinar, foi convidada a participar da programação de ações no Outubro Rosa dentro do Hospital Dom Malan. “Convidamos profissionais da assistência, bem como a direção da unidade para participar desse evento, para ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama”, “ destacou a coordenadora da residência de enfermagem do Hospital Dom Malan Ismep, Djenane Cristovam.

LEIA MAIS

Monumentos de Petrolina ganham cor rosa para reforçar importância do combate ao câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, monumentos e pontos turísticos da cidade de Petrolina farão referência à Campanha do Outubro Rosa. Através da iluminação em destaque, a gestão municipal pretende alertar pessoas de todas as idades sobre a conscientização e prevenção do Câncer de Mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

Locais como o Viaduto dos Barranqueiros, Ponte Presidente Dutra, Monumento da Integração, Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sede da Prefeitura de Petrolina, Monumento do Centenário e outros pontos turísticos da cidade já estão com a iluminação no tom rosado.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum registrado pelos órgãos de Saúde, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes pela doença em mulheres.

Prefeitura prepara programação de cuidado e prevenção ao câncer de mama nas unidades de saúde em Petrolina

No mês em que é realizada a Campanha “Outubro Rosa”, que incentiva a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e de colo de útero, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente, 2,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com a doença todos os anos em todo o mundo, por isso, é importante fazer exames que identifiquem a doença em sua forma inicial. Exames preventivo, palestras, roda de conversa, testes rápidos e dicas de cuidados com a saúde e alimentação, fazem parte do pacote de atividades do Outubro Rosa no Município.

As ações seguem até o final de outubro em todas as unidades de saúde. A unidade do N6 vai ser responsável pela inserção de DIU, já a solicitação de mamografia e atendimento odontológico será feita na UBS Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar.

Outubro Rosa: HU-Univasf ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil, com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevendo 73.610 novos casos para este ano.

Em resposta a essa alarmante realidade, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para reduzir a mortalidade associada à doença.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, destaca a relevância desse tema para a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

LEIA MAIS

Faculdade em Petrolina promove evento sobre câncer de mama

No dia 11 de outubro, a UNINASSAU Petrolina realiza uma palestra sobre cuidados paliativos com o câncer de mama em estágio avançado. O evento marca o início das ações em alusão ao Outubro Rosa na Instituição de Ensino Superior (IES) e acontece a partir das 18h30, no auditório.

A enfermeira oncologista Maria Cíntia Gomes aborda o tema “Cuidar além da cura: apoio e conforto no câncer de mama avançado”.

Durante a palestra, ela explica como os profissionais da área podem oferecer um bom suporte a pacientes que enfrentam fases mais graves da doença, ressaltando, também, a importância de proporcionar um cuidado mais humanizado.

LEIA MAIS

Outubro Rosa: Aeroporto de Petrolina adere à campanha com iluminação especial

O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, está com iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa, uma das maiores campanhas em prol da luta contra o câncer de mama.

A iniciativa fortalece a causa e apoia as ações de conscientização sobre uma das doenças que mais afeta as mulheres. Durante todo o mês, quem passar pelo terminal irá observar a fachada, banheiros, corredores e luzes do jardim com os tons da campanha.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados mais de 73 mil novos casos em 2024, dados que reforçam a importância em disseminar informações sobre prevenção, rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama. A CCR reconhece a relevância do momento e se junta às ações para sensibilizar a população sobre o tema.

Consultório na Rua leva ações de cuidado e prevenção em Petrolina

O mês de outubro é lembrado como um período de intensificar o autocuidado envolvendo o câncer de mama. E com o objetivo de atender e acolher a todas as mulheres, nessa quinta-feira (26), os profissionais do Consultório na Rua estiveram na feira da Areia Branca, Avenida 7 de Setembro, praça do Bambuzinho, Rua Esmelinda Brandão, próximo ao INSS e na praça Dom Malan levando orientações sobre o autoexame e cuidados com a saúde da mulher em Petrolina.

A conscientização sobre o câncer de mama precisa acontecer todos os dias, conhecer os sinais do seu corpo é essencial para evitar e quem sabe até identificar algum sinal inicial e tratar mais rapidamente.

LEIA MAIS

Outubro Rosa: Prefeitura oferta ações de cuidado nesse sábado em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina intensificou, durante todo o mês, ações ligadas à Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e do colo do útero, promover a conscientização sobre as doenças e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, isso ajuda e contribui para a redução da mortalidade.

Foi ampliada a oferta de exames preventivos, mamografias, palestras, rodas de conversas em todos os serviços de saúde do município.

LEIA MAIS

UNINASSAU Petrolina realiza mesa redonda sobre Outubro Rosa

A UNINASSAU Petrolina, por meio das ligas acadêmicas de Enfermagem em Saúde da Mulher (LAESM) e a Interdisciplinar em Saúde Mental (LAISM), realiza, nesta quarta-feira (25), um evento relacionado ao Outubro Rosa. A atividade acontece das 19h30 às 22h, na sala 103 da Instituição, localizada na Av. Cardoso de Sá, 950, Vila Eduardo.

São três palestras divididas nas áreas de Enfermagem e Psicologia, com conteúdos interrelacionados sobre o câncer de mama. A enfermeira Gabriela Garcia irá abordar a parte patológica e os psicólogos Marcos Martins e Rute Kelly Ferreira falarão sobre as implicações na saúde mental nessa condição. Após as apresentações, o debate será aberto para que os estudantes possam discutir a temática junto aos profissionais.

LEIA MAIS

Outubro Rosa: mulheres recebem orientação de autoexame no ambulatório do Hospital Dom Malan em Petrolina

Nesta terça-feira (24), a gestão do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou uma ação de prevenção ao câncer de mama no ambulatório da Unidade de saúde, com palestra e um café da manhã. O hospital é referência no atendimento materno infantil de 53 municípios da rede Peba (hospitais conveniados ao SUS dos estados de Pernambuco e Bahia).

O “Dia de autoconhecimento e autocuidado” é parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

LEIA MAIS

Com apoio do Transforma Petrolina, Empresa do Bem atende cerca de 120 pessoas em ação do Outubro Rosa

O Programa Transforma Petrolina, por meio das ações do Projeto Selo Social Empresa do Bem, participou nessa quinta-feira (19) de uma atividade realizada pelo Instituto de Saúde Almeida em alusão a Campanha do Outubro Rosa.  A ação teve o apoio de 30 voluntários do curso de enfermagem  da Universidade Paulista (UNIP), e atendeu cerca de 120 pessoas.

A programação contou com palestras  sobre a importância da prevenção do câncer de mama e a necessidade do  acolhimento da família após o diagnóstico da doença. O evento também    ofertou  atendimento médico, nutricional, psicológico e serviços como  aferição de pressão  e medição da glicemia.

LEIA MAIS

OAB Petrolina garante exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama para advogadas e estagiárias

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, neste mês, a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), em parceria com a OAB Petrolina, estarão ofertando exames gratuitos de prevenção e mapeamento do câncer de mama para advogadas e estagiárias de Direito.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, bem como, aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

LEIA MAIS

UPAE Petrolina promove informação e conscientização no Outubro Rosa

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está empenhada em promover a conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro, conhecido como Outubro Rosa. A campanha teve início no dia 4 de outubro com a ronda do laço rosa, que levou a sensibilização para os diferentes setores da unidade.

Uma das atividades realizadas pela UPAE é a disponibilização de salas de espera temáticas, toda sexta-feira, para pacientes e acompanhantes. Durante esse momento, são distribuídos materiais informativos, laços rosa e proporcionado um diálogo aberto com a equipe do serviço social. Essa iniciativa visa não apenas conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mas também oferecer apoio e acolhimento às pessoas afetadas pela doença.

LEIA MAIS

Pedal Rosa: Pedalada alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama será realizada em Juazeiro

Será realizado no dia 22 de outubro, a segunda edição do ‘Pedal Rosa’. O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e para o cuidado com a saúde feminina como um todo. O evento será realizado por vários grupos de ciclistas do Vale do São Francisco.

A largada da pedalada alusiva à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama será na orla nova de Juazeiro, à partir das 7h. Os participantes ainda participam de um café da manhã.

LEIA MAIS

Mamografias, atendimento médico e ginecológico: Ações de saúde movimentam o final de semana em Petrolina

(Foto: Deivid Menezes)

Esse final de semana foi marcado por diversas ações voltadas para a saúde da mulher em alusão a campanha do Outubro Rosa. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, preparou uma programação diversificada ao longo do mês de outubro em todas as unidades de saúde do município.

No domingo (8), foi ofertado, nas Unidades Básicas de Saúde Josefa Bispo, do João de Deus, e na Osvaldo Coelho, em Nova Descoberta, atendimento médico, odontológico, preventivos, testes rápidos e consulta médica para as mulheres que são atendidas nas unidades. Além disso, as equipes realizaram um café da manhã para acolher as pacientes e debater sobre a importância em fazer o autoexame e manter uma vida saudável.

LEIA MAIS
123