IFSertãoPE inscreve para 156 vagas remanescentes em cursos de graduação

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) abriu 156 vagas remanescentes em cursos de graduação. As oportunidades estão distribuídas entre seis campi da instituição: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Floresta, Ouricuri e Serra Talhada. As vagas são voltadas para transferência interna e externa, reingresso de outra instituição de ensino, professores da rede pública e portadores de diploma.

As inscrições devem ser realizadas pela internet até o dia 30 de junho de 2026, por meio do link disponibilizado pela instituição. Do total de vagas oferecidas, a maior parcela é destinada a candidatos portadores de diploma (47 vagas) e à transferência externa (42 vagas). Na sequência, aparecem transferência interna (27 vagas), reingresso (26 vagas) e professores da rede pública (14 vagas).

Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital nº 69/2026, no site do IFSertãoPE.

G1 Petrolina

Diplomas de graduação passam a ser exclusivamente digital

Desde o dia 1º de julho de 2025, os diplomas de cursos de graduação no Brasil passaram a ser emitidos apenas em formato digital. A mudança, determinada pelo Ministério da Educação (MEC), busca modernizar o sistema de certificação acadêmica, tornando-o mais rápido, seguro e imune a fraudes.

Com a nova regra, o tradicional diploma impresso deixa de ser emitido para novos formandos. O documento digital é validado por assinatura eletrônica e um carimbo cronológico, que registra automaticamente a data e o horário de emissão. Apesar disso, os estudantes ainda podem imprimir o diploma, mas apenas a versão digital possui valor legal. A medida já vinha sendo adotada por algumas instituições de ensino superior desde 2021, mas agora se torna obrigatória para todas as universidades e faculdades do país.

Diplomas antigos continuam válidos

O MEC esclarece que os diplomas físicos entregues até junho de 2025 seguem com validade jurídica. A exigência da versão digital vale somente para os certificados emitidos a partir de julho de 2025.

Pós-graduação também adotará novo modelo
A digitalização dos diplomas será estendida aos cursos de pós-graduação. Neste caso, o formato digital se tornará obrigatório a partir de janeiro de 2026.

A Tarde