Governo anuncia substituição na gestão da Compesa

O Governo de Pernambuco anunciou, neste sábado (16), a saída de Alex Campos, atual gestor da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a partir do final de agosto. O cargo será assumido por Douglas Nóbrega, que já integra o quadro de diretores da empresa, ocupando a Diretoria de Engenharia e Sustentabilidade.

Em nota, o governo informou que Campos permanecerá atuando como presidente do Conselho de Administração da empresa. Segundo o Estado, o novo diretor-presidente “dará continuidade ao trabalho iniciado nesta gestão, impulsionando ações e projetos em curso na Compesa, a exemplo das obras do Programa Águas de Pernambuco e do processo de concessão parcial dos serviços de distribuição de água e captação e tratamento de esgoto”.

“Vamos continuar garantindo os investimentos na Compesa, essenciais para a população, e vamos poder acelerar as entregas e oferecer mais dignidade às pessoas, por meio da concessão dos serviços da Companhia. Agradeço ao trabalho desempenhado por Alex Campos, que se dedicou às ações na instituição, sempre em prol de todos os pernambucanos”, registrou a governadora Raquel Lyra.Douglas Nóbrega é gestor, com formação em Engenharia e Administração de Empresas, com mais de 30 anos de experiência em grandes projetos e obras de engenharia em empresas públicas e privadas. O novo diretor-presidente trabalhou na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) como Superintendente da Engenharia de Geração, além de atuações em iniciativas privadas. Desde 2024 atua na Compesa.

Diario de Pernambuco

Célia Regina Carvalho é a nova gestora da GRE Sertão Médio São Francisco

A Secretaria Estadual de Educação nomeou a nova gerente regional de educação do Sertão Médio São Francisco. Célia Regina Carvalho, de 61 anos, é natural de São Paulo (SP), mas vive em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, desde 1982. Ela atua há quase 40 anos na educação, e substitui a professora Ana Karina que faleceu em outubro deste ano, com pouco mais de 3 meses à frente da gestão da GRE em Petrolina.

Célia é professora, graduada em Licenciatura de Geografia (1984) pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (FFPP), atual Universidade de Pernambuco (UPE); pós- graduada em Ensino e Programa de Geografia pela UPE, e em “Interdisciplinaridade na Educação Básica”, pelo Instituto Brasileiro e Pós-Graduação e Extensão (IBPEX).

A nova gestora atua profissionalmente há 39 anos, com passagem na educação básica e na educação superior, como professora tutora e formadora do Programa de Graduação em Pedagogia (PROGRAPE) da UPE, campus Petrolina. Também tem experiência de gestora na Escola Integral de Ensino Médio e foi secretária municipal de Educação de Petrolina de 2009 a 2013.

A profissional já atuou como avaliadora educacional do Ministério da Educação na reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração de Educação de 2015 a 2017 e antes de assumir o cargo de Gerente Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco, Célia Regina trabalhou como educadora de apoio e assistente de gestão na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Osa Santana de Carvalho.

G1 Petrolina

V Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do São Francisco acontecerá em Paulo Afonso

A abertura do evento acontecerá às 8:30h do dia 15 de setembro e contará, ao longo do dia, com debates sobre a gestão territorial e ambiental de terras indígenas e mudanças climáticas, análise da conjuntura política nacional e a conjuntura da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, saneamento, recursos hídricos e saúde indígena. Além de reunir os mais diversos povos da bacia do São Francisco, o evento vai contar com a presença da ministra de Estado do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, o diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Alexandre Pires, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Joênia Wapichana, além do coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Sérgio Xavier, e da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP/BA), Luciana Khoury.

Todos os debates e palestras serão mediados por indígenas que também receberão o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o superintendente-adjunto de Estudos Hídricos e Socioeconômicos e o coordenador de Estudos Hidrológicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Luciano Meneses Cardoso da Silva e Alexandre Abdalla Araújo, a secretária de Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ceiça Pitaguary, a diretora de Revitalização de Bacia Hidrográfica e Acesso à Água e Usos Múltiplos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Iara Bueno Giacomini e o secretário Nacional da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Weibe Tapeba.

“O seminário dos Povos Indígenas da Bacia Hidrográfica do São Francisco representa o maior evento que trata das questões ambientais e dos recursos hídricos que envolvem terras indígenas na bacia do São Francisco. Nesta edição, iremos fazer uma importante análise da conjuntura política nacional frente a esse novo governo, mais aberto para acolher as demandas dos povos indígenas. O foco deste evento será justamente a política nacional de gestão ambiental e territorial, e também as questões climáticas. Vamos definir ações concretas e esperamos construir um diálogo positivo com as autoridades que estarão presentes, assumindo o compromisso com as pautas de prioridade”, afirmou o coordenador do território baixo São Francisco da Funai, Uilton Tuxá.

“Importante destacar que o seminário é realizado com apoio integral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e esperamos que o Comitê possa firmar parcerias importantes para avançarmos na nossa pauta de reivindicações”, afirmou, reforçando que o “evento tende a ser a maior agenda que vai pautar o tema de meio ambiente e recursos hídricos no âmbito de todo o Nordeste e da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.

São esperadas em torno de 140 pessoas e ao final do evento, no dia 16, serão elaborados documento e proposição de encaminhamentos com objetivo de apontar melhores caminhos para valorização e proteção dos povos indígenas.

O Seminário

O primeiro seminário dos povos indígenas da Bacia do São Francisco aconteceu em 2011, na cidade de Feira Grande, no estado de Alagoas. O segundo encontro foi realizado no ano de 2012, em Petrolândia- PE, quando lideranças indígenas repudiaram a Portaria 303\2012 da Advocacia Geral da União (AGU) sobre as salvaguardas institucionais para as terras indígenas. Uma moção de repúdio considerou a medida “arbitrária e inconstitucional” já que buscava restringir o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas, especialmente os direitos territoriais, assegurados pela Constituição Federal.

Na mesma linha, atualmente os povos indígenas seguem lutando contra o Marco temporal, tese apresentada em 2009, através de parecer da AGU, que aponta que os povos indígenas somente têm direito de ocupar as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

O terceiro e quarto seminário aconteceram em 2014 e 2016, respectivamente, em Porto Seguro e Paulo Afonso, BA.

Ascom

Prefeitura de Petrolina fortalece política educacional através de escuta ativa dos gestores escolares

Visando promover uma gestão democrática, com momentos de escuta sobre as demandas e anseios das unidades de ensino, a prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), tem promovido semanalmente encontros com os gestores escolares. A proposta das reuniões, que é apoiada na empatia, no diálogo e colaboração, é alinhar a política educacional e fortalecer vínculos com estes profissionais, que são responsáveis por conduzir as instituições de ensino e por manterem o contato direto com a gestão municipal apresentando as necessidades de cada instituição.

Os encontros são liderados pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, e conta com a presença da equipe da secretaria executiva de Gestão de Rede. Rosane reforça que a ideia principal dessa iniciativa é prestar um serviço cada vez melhor para comunidade escolar e trabalhar sempre de forma integrada com os gestores, potencializando as ações que visam favorecer municipal de ensino. “Semanalmente me reúno com os gestores para alinharmos as ações e projetos, fazermos ajustes na rotina das escolas, trocar informações e experiências. Juntos somos mais fortes. Esses momentos fazem parte de uma solicitação do prefeito Simão Durando, visando contribuir com o desenvolvimento do trabalho nas unidades”, frisou Rosane.

A gestora da Escola Municipal de Tempo Integral, José Fernandes Coelho, Jane Amorim, ressalta que essa integração com a Secretaria de Educação é um processo fundamental para o sucesso de qualquer gestão municipal. “A proposta democrática das reuniões que vêm acontecendo entre a secretária de Educação e gestores escolares são muito importantes, pois além de dar espaço para partilhar nossas experiências exitosas nas unidades escolares, é um momento onde nos sentimos acolhidos, seguros e de que estamos juntos para fazer uma educação pública de qualidade e humanizada, transformando a vida das pessoas”, finalizou Jane.

 

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes