Guilherme Coelho se reúne com diretora da Agência Nacional de Águas e discute sobre o “Pacto pela Governança da Água”

O assessor especial do Governo de Pernambuco, Guilherme Coelho, esteve reunido com a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez, para discutir sobre uma possível adesão de Pernambuco ao “Pacto pela Governança da Água”. O encontro aconteceu em Brasília-DF nesta sexta-feira (16) durante a 1ª Jornada da Inovação em Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA.

O Pacto pela Governança da Água tem o objetivo de fortalecer a relação institucional entre a ANA e os governos estaduais para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. O termo de adesão estabelece para a agência as atribuições de monitorar os recursos hídricos, fortalecer a regulação, governança, desenvolver instrumentos de gestão e conhecimento sobre a temática, além de prestar assistência técnica às instituições estaduais e distrital participantes do Pacto.

“Sabemos das dificuldades que os pernambucanos enfrentam por conta das deficiências no abastecimento de água e na rede de saneamento básico. Tive uma conversa muito produtiva com a presidente da ANA que explicou como a agência pode colaborar, a partir da adesão ao Pacto, com o enfrentamento desse grande desafio que é, provavelmente, o maior que a governadora Raquel Lyra tem à frente da gestão do estado. Vou levar todos os pontos conversados aqui para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, José Almir Cirilo.”, disse Guilherme Coelho.

Agenda em Brasília
Além do encontro com a diretora-presidente da ANA, Guilherme Coelho esteve presente em outros importantes compromissos da capital federal.

Na quinta-feira (15), o assessor do governo e presidente da Abrafrutas participou da celebração pelo Dia da Agricultura Irrigada, promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Durante o seu discurso, Guilherme destacou o papel da irrigação para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil.

Ainda na sexta-feira, Guilherme Coelho participou de reunião com a nova presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar a presidente o cenário da fruticultura nacional, suas potencialidades e desafios,

Ascom

Sento-Sé: Prefeitura inicia entrega de caixas d´água para famílias em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Sento-Sé sempre atenta à realização de ações voltadas para a melhoria de vida da sua população, iniciou esta semana a entrega de mais de mil caixas d’água com capacidade de armazenamento para mil litros. Nesses primeiros dias da ação, mais de 200 caixas já foram entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem nas comunidades do interior.

De acordo com a prefeita Ana Passos essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de Sento-Sé que está fazendo a diferença para as famílias em situação de vulnerabilidade. “A água é o nosso bem mais precioso, por isso hoje é momento de agradecer ao nosso deputado estadual, Junior Nascimento, pela doação de mais de mil caixas que já iniciamos a distribuição em nossas comunidades. São ações como essa que nos motivam a buscar mais investimentos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou a prefeita Ana Passos.

Famílias de localidades como: Brejo da Martinha, Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Poço do Angico e Mulungu já foram beneficiadas. Nesta sexta-feira (19) as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, secretaria responsável pela distribuição das Caixas d’água, realizaram as entregas na comunidade de Morro Vermelho. “Iniciamos as entregas na quarta-feira e seguimos entregando. Dentro do nosso cronograma as próximas comunidades a serem beneficiadas são: Andorinhas, Retiro de Baixo, assentamento PA, Poço do Tito, Coxo, Itapicuru, Sanharó E Minas de Cabeludas”, explicou o secretário de Assistência Social, Jailson Rodrigues.

Aprovação – A comunidade beneficiada com a entrega das caixas fez questão de declarar a aprovação à iniciativa. “Eu pensava em comprar uma e não tinha condições, graças a Deus hoje estou recebendo uma. A prefeita está de parabéns pela iniciativa”, disse Jailson Souza ao receber sua Caixa d’água. Para a dona de casa Ingrid Samily a chegada da caixa vai ajudar bastante. “Só temos que agradecer a prefeita Ana Passos pelo cuidado com todos nós”, declarou.

Caixas D’água – a entrega das Caixas foi fruto da indicação de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Junior Nascimento, que teve uma expressiva votação nas últimas eleições em Sento-Sé, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e coordenada no município pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sento-sé) e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Alex Antunes

Simão Durando anuncia obra para levar água tratada ao Projeto Maria Tereza

Em breve, a comunidade do KM-25, no Projeto Maria Tereza, área irrigada de Petrolina, será contemplada com o sistema de abastecimento de água tratada. Nesta segunda-feira (17), o prefeito Simão Durando assinará a ordem de serviço para o início das obras da adutora. O evento, acontecerá na quadra poliesportiva da localidade, às 18h30.

Com um investimento de R$ 7,5 milhões, a estimativa é contemplar 4 mil famílias com o sistema que levará água tratada para a comunidade. A obra será composta pela automação do sistema; sistema de bombeamento de água; adutora para o KM-25; reservatório elevado e nova rede de distribuição, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Ascom

12