Candidata à presidência da OAB Petrolina se reunirá com pleiteantes de Recife para debater demandas da classe

Na reta final da campanha, a primeira candidata mulher a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Petrolina, Dr ª Carol Tosaka se reúne nesta terça – feira (09) com o também candidato a OAB de Recife Drº Almir Reis e sua vice, Drª Fernanda Resende para avaliar os últimos passos da campanha e ouvir as dores dos advogados petrolinenses que são muitas a começar pela falta de estrutura dos fóruns das comarcas de Lagoa Grande, Orocó e Afrânio, que fazem parte da jurisdição da OAB Petrolina.

Nesses locais não há sequer sala da OAB para os advogados com uma infraestrutura mínima para que o profissional possa atender privativamente seu cliente ou um computador para realizar suas atividades. Já a comarca de Santa Maria da Boa Vista, tem um fórum com uma estrutura excelente, inclusive com sala da OAB, mas nesta não tem internet e câmera no computador, ou seja, como o advogado pode usufruir dessa benesse em plena era digital, onde processos são digitais, audiências virtuais.

“A OAB precisa esta atenta as necessidades da advocacia das comarcas que fazem parte da nossa subseção. Existe uma necessidade latente de chamar os advogados e advogadas para perto e isso certamente implementaremos na nossa gestão. E vamos fazer muito mais que isso. Vamos batalhar junto ao Tribunal para que as salas da OAB sejam implantadas nos fóruns, junto ao poder público para instalar salas da OAB nas cadeias, porque é um direito nosso assegurado pelo Estatuto da Advocacia, pois temos a consciência que sem o intermédio forte e incansável de uma gestão comprometida, as melhorias não acontecem. A prova está aí, três anos e sequer o problema foi resolvido. “O que vemos é a situação fazendo a mesma promessa do último pleito”, afirma Drª Carol Tosaka.

Outra proposta da CHAPA RENOVA OAB PETROLINA é o fortalecimento da advocacia do interior com a execução dos programas que já existem na capital, mas sequer chegam aqui, como o “Meu primeiro Token”, voltado para advogados recém-chegados a Ordem que precisam ser ineridos no mercado, porém não tem condições de fazer o investimento no seu primeiro certificado digital.

“Não queremos que o jovem advogado passe três, quatro cinco meses ou quase um triênio para vir uma caravana de Recife, em plena época de campanha eleitoral, fazer esse token a custo menor, quando a Ordem deve fazer MUITO mais por esse novo advogado que se sente perdido, precisando de orientação quanto aos diversos sistemas utilizados pelos tribunais, seja processualmente, seja das audiências por videoconferência, quanto ao programa RECORTE DIGITAL, no qual muitos jovens advogados nem sabem que existe ou para que serve. O que vemos hoje é uma assistência ínfima da atual gestão. Esses jovens advogados precisam que a OAB os acolham e os conduzam ao mercado de trabalho.” confirma Drª Carol.

E não para por ai, com o advento da pandemia muitos escritórios de advocacia fecharam as portas, foram provocadas mudanças tecnológicas na prestação de serviços jurisdicionais previstas para ocorrerem em 10 – ou mais – anos. Em decorrência disso, os advogados e advogadas ficaram a deriva, sem apoio nenhum da nossa instituição, isto é, estamos nos adaptando a nova normalidade jurídica digital com ajuda de colegas, repita-se, sem nenhuma intermediação da nossa entidade.

A chegada do candidato à presidência da OAB Pernambuco Almir Reis e Fernanda Resende nesta terça-feira (09), só vem a confirmar o alinhamento de ideias entre a capital e o interior, pois uma das principais propostas do movimento é expandir a valorização da advocacia para todo estado, no combate a violação de prerrogativas e redução da anuidade, quando a atual gestão fez o contrário ao executar os advogados inadimplentes num momento de crise mundial e dificuldades financeiras quando muitos escritórios fecharam suas portas.

“Quero deixar bem claro que durante toda campanha eleitoral não criticamos pessoas, mas a gestão, pois temos pensamentos evidentemente muito diferentes quanto à condução da OAB. Queremos mais transparência e eficiência, mais acolhimento ao advogado e também resgatar o protagonismo da advocacia que anda enfraquecida. Para se ter uma boa gestão é necessário dar voz e vez a mulher advogada, ao jovem advogado, aos advogados experientes, pois todos fazem parte da ordem. A palavra chave da nossa gestão é o ACOLHIMENTO e RESULTADOS em prol do resgate a diginidade da advocacia. “finalizou Drª Carol Tosaka, que já fez história só em ser a primeira candidata mulher ao cargo de presidente da OAB de Petrolina-PE.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário