Butantan informa que Coronavac tem eficácia geral de apenas 50,38%

(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O tão esperado anúncio sobre a eficácia da vacina Coronavac, contra a Covid-19 foi feito na manhã desta terça-feira (12), pelo Governo de São Paulo, durante uma coletiva de imprensa. O medicamento produzido no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresentou taxa geral de eficácia de 50,38%.

Essa taxa de 50,38% indica a eficácia da vacina quando aplicada em todos os casos e é calculada a partir da proporção de casos entre vacinados e não vacinados.

O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 50% – valor requerido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aprovação.

O Butantan aguarda o retorno do pedido de uso emergencial apresentado na última sexta-feira (8) à Anvisa. A agência alegou falta de envio de documentos por parte do instituto.

Na quarta-feira (6), também em coletiva de imprensa, o Butantan havia anunciado eficácia clínica de 78% para casos leves e 100% para casos graves e moderados da Coronavac. As taxas são as dos estudos clínicos de fase 3, o mais avançado, que conta com um maior grupo de voluntários.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, em tom elevado, ressaltou o fato de que nenhuma outra companhia que desenvolve vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil ou no mundo anunciou os dados de eficácia geral antes da aprovação para uso emergencial, como feito pelo instituto nesta terça-feira.

Com informações da Folhapress.

Deixe um comentário