O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, reuniu-se nesta quinta-feira (20) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, em São Paulo (SP). O encontro teve como principal objetivo fortalecer as exportações de frutas brasileiras para o mercado português.
Segundo a Abrafrutas, em 2024 o Brasil exportou mais de 136 mil toneladas de frutas para Portugal. Para Guilherme Coelho, esse volume pode ser ampliado com o estreitamento das relações comerciais. “São nações amigas que compartilham a mesma língua e, por isso, precisamos estar mais alinhados comercialmente”, afirmou.
O primeiro-ministro Luís Montenegro demonstrou otimismo com o avanço do acordo Mercosul-União Europeia, que pode trazer benefícios como a redução de tarifas sobre a venda de frutas, incluindo a uva, um dos produtos mais exportados pelo Brasil.
A reunião ocorreu durante o Fórum Econômico Brasil-Portugal, realizado na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O evento faz parte da 14ª Cimeira Bilateral, conferência que tem como foco estreitar os laços entre os dois países e estimular oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e portuguesas.