Boletim epidemiológico registra 24.978 casos prováveis de dengue em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta quarta-feira (8) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 18, abrangendo os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 04/05/2024.

O novo levantamento aponta 24.978 casos prováveis de dengue (incluindo casos em investigação e confirmados) em todo o estado.

Eduardo Bezerra, diretor geral de Vigilância Ambiental, ressaltou que, apesar do aumento quantitativo, há uma tendência de queda na inserção de novos casos, indicando que Pernambuco provavelmente está se aproximando do fim da sazonalidade de arboviroses.

O número de casos prováveis de dengue representa um aumento significativo de 586,4% em comparação com o mesmo período de 2023. Até o momento, foram confirmados 2.749 casos de dengue em Pernambuco, incluindo 47 casos graves e 3 óbitos confirmados.

O boletim também informa que 17 óbitos foram descartados para arboviroses e 28 estão em investigação. As investigações são conduzidas inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e posteriormente são discutidas por um comitê técnico.

Em relação à distribuição dos casos, 63 municípios pernambucanos registram baixa incidência de dengue, 64 apresentam incidência média e 57 municípios têm alta incidência.

Além disso, o boletim menciona a situação das Gerências Regionais de Saúde (Geres), indicando que cinco regionais estão em alta incidência (V, VII, VIII, X e XII), enquanto sete encontram-se em média incidência (I, II, III, IV, VI, IX, XI).

O Boletim 18 também inclui dados sobre Chikungunya, com 3.661 casos prováveis notificados e 410 confirmados, e Zika, que voltou a ser notificada com 470 casos prováveis, mas sem confirmações até o momento.

Deixe um comentário