Para incentivar os consumidores a renegociarem suas dívidas com bancos, financeiras e administradoras de cartão, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com Procons Brasil, associação que reúne órgãos de defesa do consumidor de todo o País, realizam um megamutirão online e presencial de hoje (11) até o dia 30 de setembro. A ideia é difundir entre a população o uso da plataforma online, que permite a negociação de débitos com cerca de 90 instituições financeiras.
Além do próprio canal online, a população conta com o apoio de 50 unidades do Procon, que darão suporte a quem não consegue, por falta de habilidade ou acesso à internet, fazer uso do site. “Qualquer um dos bancos, financeiras ou administradoras de cartão que estiverem cadastrados no site receberão a proposta feita pelo cliente, avaliando, e dando em seguida uma resposta se aprova as condições ou não. Não importa se é o atraso de um mês no cartão de crédito ou dívidas feitas há muito tempo no cheque especial, crédito imobiliário ou qualquer outra linha de crédito oferecida pelas entidades participantes. Inclusive, se o consumidor ainda está adimplente, mas sabe que não vai conseguir honrar a prestação, pode já fazer um pedido de renegociação, independentemente do valor devido”, diz o gerente de Normas de Autorregulação da Febraban, Evandro Zulini.
Até o fim do primeiro semestre, 63 milhões de brasileiros estavam com dívidas em atraso. Nas contas da CNC, o cartão de crédito, no mesmo período, foi o principal tipo de dívida das famílias (78%), seguido por carnês (16,2%) e financiamento de veículos (10,2%).
Além de tentar resgatar a capacidade financeira do consumidor, o movimento da Febraban acontece justamente para celebrar o dia do Código de Defesa do Consumidor, comemorado hoje. Para negociar através do site, o interessado precisa ter e-mail, se cadastrar no portal, selecionar as entidades onde contraiu dívida e enviar uma proposta de renegociação, que será aceita ou não pela empresa e confirmada via e-mail.
Com informações do jornal do Commercio