
(Foto: Ascom/CMP)
O alto número de acidentes com motocicletas em Petrolina foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (18). O debate foi sugerido pelo vereador Paulo Valgueiro (MDB) e contou com a participação de taxistas, mototaxistas, diretores do DNIT, AMMPLA e da polícia de trânsito.
“Essa é talvez a melhor epidemia no país, Petrolina hoje tem uma frota que ultrapassa 142 mil veículos, dos quais 62 mil são motocicletas e temos vítimas crescentes nos acidentes. A gente percebeu uma redução de acidentes na região metropolitana, mas Petrolina está com o número de acidentes parecido com o da Região Metropolitana e isso liga o sinal de alerta”, justificou Valgueiro.
Representando a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Jilmar Barros lembrou que o trânsito é feito por pessoas e cabem aos quem estão no poder discutir maneiras de reduzir tais índices. “Dependemos de todos que fazem o trânsito”, disse Jilmar.
Apesar da relevância do tema, poucos cidadãos se fizeram presentes na audiência. Antes de concluir sua fala, Valgueiro cobrou a participação dos Governos do Estado, Federal e Municipal para combater essa epidemia. “A PRF tem suas deficientes, o BIEsp tem suas deficiências, assim como a AMMPLA. Seria interessante que se pudesse reforçar o número de agentes para melhorar a fiscalização no trânsito“, destacou o edil.
O que foi debatido na Audiência será transformado em um relatório a ser entregue aos órgãos de trânsito e entidades que contribuem para a fiscalização.