Alepe discute ramal Salgueiro-Suape no projeto da Transnordestina

Foto: Divulgação/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na segunda-feira (8), um debate sobre a Ferrovia Transnordestina. O tema do encontroi foi a construção do traçado completo, incluindo Salgueiro, que atualmente está de fora.

A reunião contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti e foi convocada pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina.

O ramal Salgueiro-Suape foi retirado do projeto no final do ano passado, a partir da assinatura de um aditivo do contrato entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa privada Transnordestina Logística SA.

Mas segundo o secretário, há interesse do Governo Federal em manter Suape no projeto. “Nós estamos fazendo uma defesa muito forte, irredutível, do trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape. Temos ciência de todos os caminhos e possibilidades, e vamos agora defender aquilo que é melhor para o Estado de Pernambuco”, disse.

O mapa de execução apresentado durante a reunião aponta conclusão da obra até Custódia, no Sertão do Moxotó e o túnel de passagem no município de Salgueiro (Sertão Central) também foi escavado. O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões.

Deixe um comentário