Ações desenvolvidas com idosos na zona rural de Petrolina são destaque em revista científica

Uma farmacêutica do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) em Petrolina e estudantes da área protagonizaram um marco científico na prestação de saúde pública com trabalhos desenvolvidos com equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural, voltados ao Uso Racional de Medicamentos (URM), .

O empenho em parceria com estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), culminou na publicação das ações na revista científica “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. O trabalho desenvolvido pelos profissionais na cidade envolveu idosos da zona rural que foram avaliados quanto aos tipos e periodicidade que fazem uso de medicamentos.

Através do projeto, foram elaboradas ações educativas voltadas à promoção do uso racional de medicamentos para esse público. A pesquisa foi dividida em duas etapas: caracterização do perfil sociodemográfico e farmacoterapêutico dos participantes, e execução de ações para promoção do uso dos medicamentos. O projeto contou com participação de 43 pessoas com idades de 60 a 80 anos.

Para a farmacêutica e uma das autoras do projeto, Christiane Waneska de Albuquerque Nascimento, o trabalho resultou na escolha dos temas para as ações educativas que foram realizadas nas unidades básicas. “Trabalhamos com os temas ‘Uso Racional de medicamentos’, ‘aplicação de insulina’, ‘cuidados com diabetes e hipertensão’ e ‘automedicação’ dentro das ferramentas de pesquisa. Utilizamos palestras, recursos didático-pedagógicos e oficina sobre plantas medicinais e esses momentos otimizaram as condições da assistência à saúde dos participantes, contribuindo para a promoção do uso racional de medicamentos e o uso seguro de plantas medicinais”, destacou.

Em Petrolina, os farmacêuticos atuam nas 57 Unidades Básicas de Saúde através do NASF. Para a diretora da Atenção Primária à Saúde, Fabíola Salvador, a publicação é um reconhecimento das boas ações desenvolvidas no município. “O processo de trabalho dos farmacêuticos da Atenção Básica de Petrolina concentra um maior número de atividades ligadas à logística dos medicamentos.

“Através desse projeto que analisou o uso de medicamentos de idosos na zona rural, chegamos à publicação em revista científica e isso fruto da dedicação dos profissionais e busca efetiva no melhoramento do quadro clínico dos pacientes. O desenvolvimento de ações científicas é também um cuidado do prefeito Simão Durando, que tem trabalhado para ofertar, cada vez mais, qualidade na assistência à saúde pública na cidade”, concluiu a diretora.

 

Débora Sousa/Ascom Secretaria de Saúde

Deixe um comentário