O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na última quarta-feira (23), um projeto de lei que propõe um reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais que ocupam cargos nas carreiras da saúde pública.
A medida deverá beneficiar mais de 13 mil servidores ativos, além de aposentados e pensionistas.
Segundo o governador, o reajuste é um reconhecimento ao trabalho prestado pelos profissionais da saúde e uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “É o SUS recebendo na veia, melhorias nas condições de trabalho, empoderando os profissionais, dando maior engajamento.”, afirmou Jerônimo.
A proposta prevê que o reajuste seja concedido em quatro parcelas:
2025: 4% retroativo a março e 2,5% em junho;
2026: 4% em março e 2,5% em junho.
No caso dos inativos, os percentuais seguirão as regras adotadas no momento da aposentadoria. O impacto financeiro estimado é de R$ 101,7 milhões em 2025 e R$ 246,8 milhões em 2026.
A presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, garantiu que o projeto será debatido com celeridade: “Esse projeto será publicado e nós vamos debater, dialogar com a Comissão de Saúde, avaliar se precisa de algum ajuste e dar a maior celeridade possível para colocar em pauta no plenário”.
Para a presidente do Sindsaúde, Ivanilda de Brito, a proposta é resultado direto da luta das categorias: “Nossa luta será para que esse grupo de trabalhadores, que dá a vida, a saúde, seja reconhecido e valorizado. A gente merece e a gente precisa”.
O projeto ainda será apreciado pelos parlamentares antes de seguir para sanção do governador.