Ministro da Agricultura visita Vale do São Francisco para ouvir demandas da fruticultura

As demandas da cadeia produtiva da fruticultura do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, foram discutidas em um encontro realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) nesta sexta-feira, dia 15/9. O evento, realizado no auditório do Colégio Estadual de Casa Nova, contou com a presença do secretário da Seagri, Wallison Tum, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Segundo o secretário Tum, esta foi a primeira vez que um ministro de estado visitou o município de Casa Nova, que, junto com Juazeiro, é o maior produtor de frutas da Bahia e lidera na criação de caprinos e ovinos. O ministro Fávaro veio ao norte da Bahia para ouvir as demandas dos produtores da região, incluindo melhorias nas estradas para escoar a produção, alternativas logísticas para exportação, aumento da oferta de crédito e do número de auditores do Mapa na região, conforme ressaltou o secretário.

Em sua terceira visita à Bahia neste ano, o Ministro Carlos Fávaro agradeceu a recepção dos produtores e afirmou que a orientação do presidente Lula é percorrer o Brasil, ouvir as demandas daqueles que impulsionam o agronegócio e discutir com esse público os caminhos para desburocratizar a produção agrícola, gerando competitividade, que é o que garante a força de nossos produtos nos mercados interno e externo.

À tarde, a convite do secretário Wallison Tum, o Ministro Fávaro visitou as fazendas GrandValle, Fortaleza e La Brunie, que produzem uva e manga em Casa Nova, além da Vinícola Terra Nova, pertencente ao grupo Miolo, um dos maiores produtores de vinhos, espumantes e sucos do Brasil.

Fernando Marins, presidente do sindicato dos pequenos produtores da região, descreveu a agenda com o Ministro como extremamente proveitosa, uma vez que tivemos a presença de um representante direto do Governo Federal para conhecer o que fazemos aqui no Vale do São Francisco e também dialogar sobre nossos desafios, que são consideráveis, mas que só conseguiremos superar com a união desses diversos atores.

Deixe um comentário