Acidente com ônibus deixa 17 mortos e 29 feridos em União dos Palmares, AL

Na tarde deste domingo (24), um ônibus escolar capotou em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, resultando em 17 mortes, segundo informações do governo do estado. Outras 29 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 16 vítimas morreram no local e uma gestante, levada ao Hospital Regional da Mata, não resistiu aos ferimentos.

A Secretaria de Comunicação (Secom) informou que o número de vítimas pode ser atualizado à medida que as operações de resgate forem retomadas na manhã desta segunda-feira (25), devido à dificuldade de acesso à área do acidente.

Informações preliminares indicam que o ônibus transportava cerca de 40 pessoas e se dirigia ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares para o projeto Pôr do Sol na Serra, com eventos culturais ligados ao mês da Consciência Negra. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle, e o veículo capotou em uma região de difícil acesso e baixa iluminação.

A prefeitura de União dos Palmares confirmou que o ônibus era terceirizado e prestava serviços ao município. Testemunhas relataram que muitos passageiros estavam sem cinto de segurança, o que pode ter contribuído para que fossem arremessados durante o acidente.

Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e da prefeitura trabalharam no local durante a noite. O governador Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de três dias e destacou a mobilização total dos órgãos estaduais para atender à tragédia.

A Serra da Barriga, local do acidente, é um marco histórico da luta contra a escravidão no Brasil, por ter abrigado o Quilombo dos Palmares, o maior do país no século XVII. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, comentou o impacto do episódio: “Em um mês tão importante para todo País, da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente”.

Deixe um comentário