Com o intuito de modernizar o Poder Judiciário de Pernambuco e aprimorar a eficiência dos serviços, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em conjunto com o Banco do Brasil, deu início à implementação gradual do pagamento de alvarás judiciais por meio eletrônico, utilizando o PIX.
O projeto, iniciado com a assinatura de um Termo de Compromisso em 4 de julho, já está sendo implantado experimentalmente em duas unidades judiciárias. O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destacou a importância dessa inovação para a modernização dos processos judiciais.
“Hoje é uma data histórica para o Tribunal de Justiça, juntamente com o Banco do Brasil. A gente deu início aos pagamentos via PIX. Inicialmente em duas unidades: uma dos Juizados Especiais e outra da área Cível. E vai haver um cronograma para que todo o Estado de Pernambuco, em breve, possa ter todos os seus pagamentos, inclusive os precatórios, através do sistema eletrônico PIX”, afirmou o desembargador. Ele ressaltou que, em breve, todos os pagamentos, inclusive precatórios, serão feitos por meio do sistema eletrônico.
Essa iniciativa visa facilitar a vida dos profissionais da advocacia, permitindo que advogados e advogadas recebam honorários de forma mais rápida e eficiente. Paes Barreto sublinhou que a medida atende à necessidade dos profissionais que dependem dos valores depositados judicialmente para suas atividades.
O Banco do Brasil, parceiro do TJPE no projeto, destacou os benefícios da interligação dos sistemas. Fernando Favoreto, gerente-executivo da Diretoria de Governo do banco, afirmou que a integração gera mais eficiência e segurança, além de proporcionar maior comodidade aos usuários do sistema de justiça no Estado.