Combate ao crime organizado ganha mais estrutura no MPPE

O parque tecnológico do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi recentemente renovado e ampliado.

Neste segundo semestre, foram instalados 20 computadores de última geração e alta performance nas sedes do Recife e de Caruaru, nos Núcleos de Combate à Sonegação Fiscal e nos Laboratórios Forenses.

O Promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão de Tecnologia e Inovação (NTI) do MPPE, destacou que os novos equipamentos proporcionarão ganhos de tempo nas investigações, aumentando a eficiência e efetividade no combate ao crime organizado.

O investimento foi de aproximadamente R$ 129 mil, incluindo a aquisição de quatro nobreaks para proteção dos PCs contra oscilações elétricas. A instalação dos equipamentos está prevista para setembro.

O Promotor de Justiça Roberto Brayner, coordenador do GAECO, ressaltou que a atualização tecnológica é crucial para melhorar a capacidade e a velocidade de análise de dados e informações, aspectos fundamentais para a investigação de organizações criminosas e casos de sonegação fiscal.

Além das suas atividades de investigação, o GAECO também participa do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) do Estado, auxiliando a Fazenda Estadual na mediação com grandes devedores de tributos para a recuperação de receita fiscal.

Deixe um comentário