Secretaria de Educação e Amupe discutem alfabetização com TCE-PE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, se reuniu com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e a Secretária de Educação do Estado, Ivoneide Dantas, para analisar os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), que evidenciou problemas e baixo desempenho na política pública de alfabetização nos municípios pernambucanos.

Pascoal explicou que o índice foi desenvolvido a partir de diversos critérios essenciais, como legislação, dotação orçamentária, capacitação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento do aprendizado, sendo fundamental para avançar na alfabetização de forma eficiente.

Anunciou-se também a realização de uma reunião online, agendada para o próximo dia 19, com os prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, com o propósito de apresentar os resultados do ICA/TCE e formalizar um convênio entre TCE-PE, Amupe, Secretaria de Educação do Estado (SEE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visando abordar e solucionar as falhas identificadas.

A secretária Ivoneide Dantas expressou os esforços do Governo do Estado na área educacional e elogiou a cooperação institucional, destacando a importância da união para aprimorar os indicadores, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Marcelo Gouveia, presidente da Amupe, mencionou os desafios enfrentados pelos municípios na educação básica, especialmente devido aos impactos da pandemia, afirmando o compromisso da Amupe em colaborar para a melhoria dos indicadores educacionais.

A reunião contou ainda com a participação da secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva, da diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes, da gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, Nazli Leça, e do chefe do Departamento de Controle Externo da Educação e da Cidadania.

Deixe um comentário