79 pesquisadores da Univasf figuram em ranking de cientistas mais citados do mundo

Foto: Ascom

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se destaca mais uma vez no cenário científico internacional, com 79 pesquisadores entre os cientistas mais citados do mundo, de acordo com o ranking AD Scientific Index 2024.

Este sistema de classificação, baseado no desempenho individual e no impacto das produções científicas, analisa citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos seis anos.

Os professores da Univasf brilham em diversas áreas, como Antropologia, Ecologia, Engenharias, Farmácia, Educação Física, Medicina e Zootecnia. Entre os destaques, está a docente Adriana Mayumi Yano-Melo, do Colegiado de Zootecnia, cujo trabalho em Microbiologia do Solo a colocou no ranking. Adriana ressalta a importância do reconhecimento, especialmente como mulher pesquisadora, e destaca o papel motivador desse reconhecimento para buscar novos desafios.

Outro destaque é o professor Felipe Silva Ferreira, do Colegiado de Ecologia, que atribui seu reconhecimento internacional à receptividade de seu trabalho dentro da comunidade científica. Ele enfatiza a gratificação de oferecer aos estudantes condições para aprender e produzir ciência com qualidade.

Na área de Engenharia Elétrica, a professora Raquel Aline Pessoa Oliveira, doutora em Física da Matéria Condensada, tem seu trabalho reconhecido no Grupo de Pesquisa Síntese, Caracterização e Luminescência de Materiais (SCL-Mat). Raquel destaca a importância desse reconhecimento para inspirar futuras gerações de mulheres cientistas e garantir equidade e diversidade na comunidade científica.

O professor Jackson Guedes, do Colegiado de Farmácia, é o primeiro colocado entre os pesquisadores da Univasf no AD Scientific Index. Ele está entre os 3% dos cientistas mais citados no Brasil e 10% dos mais relevantes do mundo. Para Guedes, esse resultado é fruto do trabalho dedicado e da colaboração de uma equipe bem formada, além de alunos dedicados e uma ampla rede de colaboradores.

Jackson Guedes destaca ainda a relevância desse resultado para a Univasf, contribuindo para a visibilidade da instituição, dos cursos e das pós-graduações, bem como para a internacionalização da universidade. A presença dos pesquisadores da Univasf no ranking AD Scientific Index reforça o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e científica, bem como seu papel na produção e disseminação do conhecimento.

Deixe um comentário