A inspeção obrigatória do transporte escolar em Pernambuco começa a partir de hoje (4) e vai até o dia 29 de janeiro. Os veículos com placas terminadas em 1 e 2 serão os primeiros a ser atendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Em Pernambuco, 1.630 carros devem passar por vistoria.
Os primeiros veículos serão inspecionados até o dia 8 deste mês. Depois, de 11 a 15 de janeiro, serão os que têm terminação em 3, 4 e 5. Entre 18 a 22 de janeiro, os de placas 6,7 e 8. De 25 a 29 de janeiro, 9 e 0.
No interior do estado as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
DOCUMENTAÇÃO – Os profissionais que fazem transporte escolar têm que ser habilitados nas categorias D ou E e ter pelo menos 21 anos de idade, além de ter feito curso especializado.
E devem levar para a vistoria requerimento, Certificado de Registro do Veículo (CRLV), carteira de identidade, CPF, habilitação e registro como veículo de passageiros.
O carro deve estar com equipamentos de segurança obrigatórios em ordem, incluindo os cintos de segurança em número igual à lotação e o tacógrafo. Todos devem ter pintada uma faixa horizontal na cor amarela, quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com a palavra “escolar” na cor preta.