Vale do São Francisco recebe especialistas internacionais em tecnologia agrícola com drones até quinta-feira

Técnicas prometem reduzir consumo de água e aumentar produtividade das lavouras.

O Vale do São Francisco está recebendo, desde a última segunda-feira (22), duas das maiores autoridades mundiais em tecnologia de aplicação agrícola em baixa vazão com drones. A programação técnica, que segue até quinta-feira (25), reúne o irlandês Alan McCracken, radicado nos Estados Unidos, e o brasileiro Fernando Dedemo em uma série de visitas a fazendas da região.

Os especialistas estão percorrendo propriedades agrícolas de Petrolina e Belém do São Francisco para apresentar tecnologias voltadas ao aumento da eficiência das aplicações agrícolas, redução do consumo de água e otimização dos resultados na fruticultura irrigada.

A agenda inclui visitas às fazendas Ibatuba, Timbaúba Agrícola, Agrivale e Labrunier, em Petrolina, além da Agrodan, em Belém do São Francisco. Durante os encontros, os especialistas apresentam o Programa de Tecnologia de Baixa Vazão da KIP International, destacando técnicas que permitem aplicações mais eficientes, melhor cobertura e uniformidade das gotas, redução das perdas por deriva e maior aproveitamento dos produtos utilizados nas lavouras.

A visita reforça o papel do Vale do São Francisco como uma das principais regiões produtoras e exportadoras de frutas do país, além de destacar a busca constante por inovação, sustentabilidade e aumento da competitividade no setor agrícola.

Segundo Arthur Grimaldi, sócio-administrador da Fazenda Ibatuba e da empresa GM Drone e Tecnologia, a presença dos especialistas representa uma importante contribuição para o avanço das tecnologias de aplicação com drones na fruticultura regional.

“Com esta nova tecnologia temos uma maior eficiência, economia, tanto de diesel quanto de bateria, consumindo o mínimo de água possível para que a planta se desenvolva. A inovação transforma o campo através da tecnologia de aplicação para a fruticultura com foco em resultados, proporcionando fazendas mais eficientes, sustentáveis e preparadas para certificação”, destacou.

Deixe um comentário