
Grupos prioritários devem procurar postos de saúde até esta sexta-feira para realizar a imunização.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1 será encerrada em todo país nesta sexta-feira (22). Por isso, as pessoas que compõem os grupos de risco devem procurar as unidades de saúde para se imunizarem. Até o momento, Petrolina (PE) já atingiu 82,25% do público-alvo geral. O recomendável pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90%.
Segundo a secretaria de Saúde do município, foram aplicadas, até a tarde dessa quarta-feira (20), um total de 51.568 doses na cidade. O governo de Pernambuco preconiza o número de 70.000 a serem vacinadas.
O público-alvo das crianças é o que tem apresentado menor taxa de vacinação em Petrolina, seguido pelas gestantes. Somente 67% e 71,42% do público desses grupos, respectivamente, foram vacinados até o momento.
Idosos apresentam uma taxa de 87% de doses aplicadas, professores 96% e puérperas – mulheres até 45 dias após o parto – 80,62%. O grupo dos trabalhadores da saúde atingiu a totalidade da imunização com 100% de vacinação.
Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (neste caso, se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);
- Gestantes, independente do mês gestacional;
- Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
- Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);
- Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua).