UPAE Petrolina reforça seu compromisso com a população da VIII Geres

(Foto: Reprodução/ IMIP)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) reforça, neste Dia Nacional dos Ostomizados, o seu compromisso com os pacientes da VIII Regional de Saúde de Pernambuco (Geres). O serviço passou a ser referência ambulatorial para os pacientes desta regional em dezembro de 2021, e desde então tem atuado na interiorização desse serviço especializado para a população.

“Com o objetivo de ampliar o acesso aos cuidados de saúde, a UPAE Petrolina implementou novos programas ambulatoriais em dezembro de 2021, incluindo Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid. Os programas visam oferecer serviços especializados na área de saúde para os sete municípios que compõem a VIII Geres”, esclarece a coordenadora geral, Elizangela Torre.

Os pacientes dos programas têm acesso a consultas médicas e multiprofissionais, distribuição prévia de kits e terapias de reabilitação. É importante ressaltar que o agendamento é 100% regulado pela VIII Geres em parceria com os sete municípios da região, portanto, os pacientes não devem procurar diretamente a UPAE para agendar as primeiras consultas. “O agendamento é feito pela Geres e os pacientes são encaminhados dos 7 municípios que compõem a regional. Então, o primeiro passo é buscar a atenção básica”, ressalta a enfermeira responsável pelos programas, Juliana Alves.

A UPAE Petrolina investiu em recursos humanos, estrutura física, materiais, insumos e medicamentos para oferecer atendimento de excelência aos pacientes, evitando a necessidade de deslocamento até a capital para a troca ou recebimento de kits de colostomia, por exemplo. Atualmente temos 22 pacientes ostomizados em acompanhamento e todos os outros programas estão 100% em funcionamento“, garante a gestora.

Ser ostomizado é enfrentar desafios diários, e na UPAE Petrolina buscamos oferecer um atendimento humanizado e qualificado. Somos a referência ambulatorial para a VIII Regional de Saúde, suprindo a demanda de assistência e proporcionando educação para o autocuidado“, destaca o coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho.

Estima-se que mais de 400 mil pessoas sejam ostomizadas no Brasil, enfrentando desafios físicos e emocionais. O Dia Nacional dos Ostomizados, instituído pela Lei Nº 11.506/2007, tem como objetivo combater o preconceito e promover informações sobre a estomia.

Neste Dia Nacional dos Ostomizados, a UPAE Petrolina reafirma seu compromisso em oferecer serviços de saúde especializados e de qualidade, contribuindo para o bem-estar e a inclusão dos ostomizados na sociedade“, finaliza Elizangela.

Deixe um comentário