UPAE Petrolina celebra o Dia do Cardiologista com dicas essenciais para a saúde do coração

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) celebra o Dia do Cardiologista, neste 14 de agosto, compartilhando dicas valiosas do coordenador médico e cardiologista do serviço, José Roberto Coelho, para uma vida saudável.

“O coração começa a trabalhar na terceira semana de desenvolvimento da vida uterina e vai nos acompanhar por toda a vida. O coração é um órgão vital, responsável por bombear o sangue rico em oxigênio para todo o nosso corpo. Portanto, cuidar dele é essencial para uma vida plena e saudável”, orienta o médico.

Grande parte dos problemas cardiovasculares são provocados por fatores evitáveis. “É isso mesmo, cuidar do coração está em nossas mãos! Ter hábitos saudáveis no dia a dia é o segredo para melhorar a qualidade de vida e longevidade – não fumar, evitar álcool, alimentação balanceada, praticar exercícios e controle do estresse, por exemplo, colaboram muito com saúde do coração”, ressalta.

“A visita ao cardiologista é uma prática que todos devem ter. Caso apareçam sintomas como dor no peito, cansaço constante, batimento acelerado ou lento, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Para pessoas com quadro de colesterol alto, hipertensão, diabetes e também para idosos, é recomendável a consulta ao cardiologista a cada 6 meses. A prevenção é sempre a melhor maneira de se cuidar”, complementa José Roberto.

A cardiologia é a especialidade que cuida do coração e do sistema vascular cardíaco. Sempre que houver dúvida ou algum desconforto, procure o médico especialista, pois ele fará a análise detalhada dos sintomas e indicará a conduta certa a ser adotada. Em caso de doença cardíaca já diagnosticada, o acompanhamento médico é recomendado a cada 6 meses, para exames de rotina e prevenção.

A partir dos 45 anos para mulheres e 50 anos para homens, aconselha-se a visita ao cardiologista uma vez ao ano, mesmo que não haja histórico ou problemas de coração.

“A UPAE Petrolina incentiva a todos a adotarem essas medidas simples para cuidar do coração hoje e protegê-lo para sempre. Lembre-se de que pequenas mudanças no estilo de vida podem ter um impacto significativo na saúde cardiovascular”, pontua.

Deixe um comentário