Univasf: estudante flagra larva em refeição servida no RU; instituição afirma que já está investigando a situação

Ainda repercute na cidade o episódio envolvendo o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Na quarta-feira (1°), um aluno flagrou a presença de uma larva no café da manhã servido no Campus de Ciências Agrárias (CCA).

O fato chegou ao conhecimento do Diretório Central Estudantil (DCE), que classificou o caso como “absurdo”. “Cobramos que a Proae Univasf tome as medidas cabíveis contra essa empresa que atualmente administra o RU, que tem se mostrado totalmente incompetente”, diz o texto divulgado nas redes sociais do DCE.

A Univasf informou ao Blog que a empresa responsável pelo serviço dos RUs da instituição já foi notificada e o fato está sendo investigado. Apesar do relato do DCE de que outros estudantes já relataram problemas semelhantes, a Univasf afirmou que há apenas “um único relato, por e mail, no dia 19/05/2022, de um usuário com queixa de mal estar após uma refeição”.

Confira a seguir a nota da instituição:

O fato denunciado foi notificado à empresa responsável pelo serviço nos Restaurantes Universitários e a origem da lagarta/larva encontrada, em um único prato durante o café da manhã, está sendo investigada.

Quanto ao preço das refeições, trata-se de valores resultantes de  processo licitatório, amplamente divulgado e com a participação de empresas de todo Brasil, sendo que a empresa atual venceu com os menores preços ofertados:

R$ 7,80 (café da manhã);

R$11,80 (almoço);

R$10,50 (jantar).

Os mais de 1800 alunos que se incluem nas condições de vulnerabilidade socioeconômica, selecionados como P1, pagam apenas R$1,50 por refeição, sendo o restante pago pela Universidade à empresa contratada, com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES. Para cada almoço realizado por um desses estudantes, a Univasf paga R$ 10,30; R$ 6,30 por cada café da manhã, e R$ 9,00 por cada jantar.

No que se refere à qualidade das refeições, a empresa segue o padrão de cardápio estabelecido no edital, sendo este preconizado pelo Guia Alimentar para População Brasileira do Ministério da Saúde. Além disso, diariamente são coletadas amostras de todos os alimentos servidos, para casos de suspeita de surtos e toxinfecções alimentares. Diariamente, são também analisadas as sugestões e/ou reclamações apresentadas pelos comensais para os ajustes devidos por parte da empresa.

Destaca-se que até aqui tivemos um único relato, por e mail, no dia 19/05/2022, de um usuário com queixa de mal estar após uma refeição. De pronto respondemos o e-mail solicitando maiores informações, necessárias para que pudéssemos solicitar da empresa realização de análises das amostras. Porém, até o momento não tivemos retorno… Importante esclarecer que a equipe de fiscalização, composta por servidores da Universidade, faz diariamente a prova das refeições servidas. 

Com relação à denúncia de odor em guardanapo, a fiscalização identificou que os fardos de um lote de determinada marca não apresentava odor neutro. E embora tenha constatado que o local de armazenamento se encontrava adequado e que a dedetização estava em dia, com serviço realizado no dia 12/05/2022, conforme certificado apresentado pela empresa, os fiscais recomendaram que os fardos fossem descartados e adquiridos guardanapos de outra marca, o que foi de pronto atendido pela empresa, ficando o problema resolvido. 

Os fiscais designados pela Universidade fiscalizam diariamente os três RUs, verificando todo o funcionamento do serviço, desde o armazenamento, produção das refeições até a distribuição. Identificada qualquer irregularidade, registra-se de imediato a ocorrência e notifica-se a empresa para para  que sejam realizadas as devidas correções. Quando comprovadas falhas na execução do contrato, além da obrigação de reparar o problema a empresa é penalizada, inclusive com descontos nos pagamentos. 

No que diz respeito à possibilidade de vistorias por parte de terceiros e órgãos de fiscalização, é livre, desde que portando tocas e outros itens de segurança e higiene, o acesso para verificação do funcionamento interno nas Unidades de Alimentação e Nutrição da Univasf, principalmente para a Vigilância Sanitária. 

Em tempo, esclarecemos que somente ontem, no RU CCA, é que tivemos 4 registros de reclamações, a respeito do café da manhã, relatando a presença de uma lagarta/larva no cuscuz, fato que está sob investigação por parte da equipe técnica quanto à possível origem. Ademais, o registro das queixas são viabilizados por meio de formulários padrão disponíveis nos 3 RUs; também pelo email ([email protected]) ou através da Ouvidoria.

No mais, agradecemos o contato e ficamos à disposição para maiores esclarecimentos”.

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