Unidade de beneficiamento de leite de cabra do Semiárido baiano produz queijos artesanais premiados nacionalmente

Na comunidade Poço de Fora, localizada no município de Curaçá, no estado da Bahia, a produção de queijos artesanais feitos com leite de cabra tem se destacado pela inovação, resultando na expansão do mercado e no reconhecimento em nível nacional.

A Cooperativa Capribéee, composta por produtores e produtoras dos laticínios Mãos de Campo de Jaguarari e Sabor do Sertão de Curaçá, está envolvida na fabricação de diversos tipos de queijos, incluindo queijos de massa fresca, queijo fresco, queijos maturados e ricota.

Essa parceria bem-sucedida recebeu um impulso significativo com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, que é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), contando também com o cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Um investimento total de R$ 360 mil foi direcionado pelo Estado, resultando na aquisição de equipamentos e de um veículo para melhorar a logística da cooperativa. A cooperativa atende a uma carteira de clientes tanto na região interiorana quanto em um mercado mais amplo na capital baiana.

No total, são 72 famílias que garantem sua renda por meio do trabalho na agroindústria, com uma capacidade de processamento de até 500 litros de leite por dia.

“Com o apoio de Pró-Seminário, nossa Cooperativa cresceu em vários sentidos: facilitou a produção em larga escala, o escoamento da produção e a economia da energia. Hoje, podemos produzir mais queijos maturados e acredito que nos impulsionou a ter mais determinação e conseguir chegar a quatro prêmios em Blumenau, em julho deste ano”, destacou a presidenta da Capribéee, Eugênia Ribeiro Félix.

A Capribéee participou do VI Concurso Prêmio Queijo Brasil, realizado de 7 a 10 de julho na cidade de Blumenau-SC, onde foram premiados quatro queijos: o queijo Boursin, com medalha de ouro; o chevrotin, com prata; o Buchette de carvão vegetal, com bronze; e o capela tradicional, com prata. Na competição, a Bahia ganhou 35 medalhas.

“Esse prêmio nos fez acreditar que somos capazes de chegar mais longe e fazer com que nossa caprinocultura se torne mais fortalecida e que nossos produtores possam prosperar cada vez mais”, salientou Eugênia que lembrou ainda que em 2022, a cooperativa teve seu primeiro queijo premiado: o tipo chevrotin.

O reconhecimento aconteceu durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, no município de Vitória da Conquista. Embora não tenha recebido prêmio, o carro-chefe da Capribéee é o queijo Petit Fromage, mas para além dos queijos eles trabalham ainda com a produção de iogurtes de umbu, abacaxi, morango e graviola, além de licores.

Deixe um comentário