“Uma casa de cura”: diz bispo de Petrolina na comemoração dos 92 do Hospital Dom Malan

Uma missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom Francisco Canindé marcou, nesta quarta-feira (13), a comemoração dos 92 anos de fundação do Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco. “Essa é uma casa de cura, onde as pessoas vêm para minorar seus sofrimentos e para saírem com sua saúde refeita”, ressaltou Dom Francisco.

O evento reuniu pacientes, acompanhantes e funcionários e a direção do HDM que há oito meses está sob a gestão do Instituto das Irmãs Medianeiras da Paz (ISMEP). “Administrar o Dom Malan é uma grande responsabilidade e a nossa perspectiva é trabalhar sempre para a melhoria desse hospital tanto de forma estrutural quanto humanizacional. Cuidar das pessoas do Sertão é um lema que a gente carrega. Estamos aqui por acreditar na sensibilidade do ser humano e que nós somos sim, capazes de cuidar das pessoas porque temos uma equipe excelente. A governadora Raquel Lyra é sensível e preocupada com a interiorização dos serviços de saúde e de fazer com que as pessoas sejam cuidadas. O sentimento da governadora é compartilhado conosco porque nós acreditamos que cada sertanejo pode ter perto da sua família sua saúde cuidada por profissionais com competência, ética e humanização,” destacou a superintendente do Ismep, irmã Fátima Alencar.

Um dos momentos emocionantes da comemoração aconteceu quando Érica, de 7 anos, paciente da oncologia pediátrica, foi convidada pela superintendente do Ismep para cortar o bolo de aniversário, como forma de homenagear todos os pacientes.

Homenagens

Funcionários mais antigos do HDM receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados na unidade. A técnica em enfermagem Naíz Alves tem 44 anos de serviços. “Só quero sair quando o hospital fizer 100 anos. Estar aqui é minha alegria. Eu me sinto amada, valorizada e amo cuidar das pessoas, “ relatou Naíz.

Josefa Bezerra é técnica de enfermagem e há 41 anos trabalha no HDM. Entrou na unidade como atendente. “Sou muito feliz, ajudei a salvar muitas vidas aqui e me sinto parte dessa história, “ contou.

Outros profissionais receberam a homenagem, a exemplo  das médicas pediatras Flávia Guimarães, coordenadora do Banco de Leite Humano, e Angélica Guimarães, Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM ISMEP.

História

O Hospital Dom Malan foi inaugurado em 1931 e nasceu como Hospital Nossa Senhora da Piedade. Para que a obra fosse concluída, o Bispo de Petrolina, Dom Idílio José Soares, vendeu sua cruz de bispo, uma jóia feita em ouro e diamante e doou o dinheiro da venda para a construção do hospital. O fato foi relembrado nesta quarta (13), pelo Bispo Dom Francisco Canindé.

Referência no atendimento de mulheres e crianças na região do Vale do São Francisco, a unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. O Hospital atende pacientes de 53 municípios na Rede PEBA (dos hospitais de Pernambuco e Bahia) e realiza em média 550 partos por mês.

Deixe um comentário