Trotes para Guarda Municipal atrapalham atendimento à população

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina tem registrado um alto número de chamadas indevidas, conhecidas como trotes, na Central de Atendimento, no número 153, que atende 24 horas. Ao todo, das 1.500 chamadas recebidas, em média, em um mês, 600 são consideradas falsas. Por dia, cerca de 20 ligações sem necessidade são atendidas.

Além de desperdiçar o tempo dos agentes, a prática é considerada crime, conforme o Código Penal, artigo 340. “provocar a ação de autoridade, comunicando a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado (trote) pode levar a pena de detenção que varia de um a seis meses, ou multa“. No caso dos menores de idade, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como infração gravíssima e quem comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude.

O secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio, alerta e explica os danos, consequências e prejuízos que esse tipo de ação irregular causa para o município, para o serviço e também para a população. “A Central recebe diariamente chamadas com os mais variados tipos de relatos de ocorrências, entre elas estão as ligações indevidas, e que na verdade os guardas poderiam estar atendendo a um chamado real e até salvando uma vida“, alertou Marcondes Inácio.

Central de Atendimento

A Central de Atendimento, 153, da GCM de Petrolina, foi implantada em 2013 como mais um aporte na segurança pública municipal e uma ferramenta no enfrentamento à criminalidade.

O atendimento é realizado diariamente de forma gratuita, durante 24h, para atender diversas demandas da sociedade do município, tais como roubos, danos ao patrimônio público, violência doméstica, crime ambiental, entre outros.

O cidadão que utilizar o serviço deve informar a especificidade da ocorrência e o local onde a assistência é necessária.

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