TJPE apoia evento do CNJ “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho a terceira edição do evento “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. Com um formato híbrido, o evento visa debater e garantir o acesso à cultura como parte integrante da socioeducação.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) apoia esta iniciativa por meio de seu Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (GMF).

O TJPE tem divulgado o evento para juízes e juízas da instituição e organizado atividades externas para adolescentes em privação de liberdade no Recife.

A cerimônia de abertura será realizada virtualmente no dia 11 de julho e transmitida ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. Durante a abertura, será lançada a Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação, um documento elaborado a partir do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e da 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. A cerimônia estará acessível para membros do Judiciário e a sociedade em geral.

No dia 12 de julho, unidades socioeducativas em todo o país promoverão diversas atividades culturais. Em Pernambuco, a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase/PE), responsável pelas medidas de meio fechado, organizará a programação presencial, que inclui atividades culturais específicas para compor a programação nacional do evento.

Nos dias 16 e 17 de julho, as programações ocorrerão remotamente, direcionadas a adolescentes privados de liberdade. Participarão integralmente do evento três unidades socioeducativas pernambucanas: os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e Garanhuns, e o Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru.

Este evento ressalta a importância da cultura como um direito fundamental e uma ferramenta vital na socioeducação, contribuindo para a reintegração social e o desenvolvimento dos adolescentes.

Deixe um comentário