Vacina de DNA contra zika mostra eficiência em macacos

(Foto: Arquivo)

Segundo Leda, a nova vacina utiliza como vetor um anel de DNA chamado plasmídeo. (Foto: Arquivo)

Uma nova candidata a vacina de DNA contra o vírus da zika, desenvolvida pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, mostrou alto nível de eficiência em testes com macacos. Os testes, com participação da brasileira Leda Castilho, da Coppe-UFRJ, tiveram seus resultados publicados nesta quinta-feira, 22, na revista Science.

Aplicada em duas doses, a vacina deu proteção total a 17 primatas em um grupo de 18 animais. A vacina se baseia em um DNA que codifica duas proteínas exclusiva do vírus da zika, fazendo com que o organismo desenvolva uma resposta imune contra a infecção.

De acordo com os autores do artigo, os resultados dos ensaios serão utilizados nos testes clínicos com humanos, já em andamento, para ajudar a estabelecer os níveis mínimos de anticorpos no sangue para que uma proteção completa seja possível.

LEIA MAIS

Epidemia de zika foi alimentada por ‘falha em controle de mosquito’, diz OMS

Segundo Chan, "Sem vacinas e sem testes diagnósticos amplamente disponíveis, o único que podemos oferecer para proteger mulheres em idade fértil são recomendações/Foto:Adriano Vizoni

Segundo Chan, “Sem vacinas e sem testes diagnósticos amplamente disponíveis, o único que podemos oferecer para proteger mulheres em idade fértil são recomendações/Foto:Adriano Vizoni

A epidemia do vírus da zika é o preço pago por uma enorme falha das políticas de controle do mosquito Aedes aegypti, afirmou a diretora da OMS (Organização Mundial de Saúde) Margaret Chan.

Falando na Assembleia Anual da Saúde Mundial, realizada pela agência, Chan afirma que especialistas “deixaram a peteca cair” nos anos 1970 no controle do inseto que carrega os vírus da dengue, da chikungunya e da zika.

Mais de 60 países e territórios já registram no momento transmissão contínua do vírus.

Mais recentemente, o vírus da zika asiático, responsável pela epidemia no Brasil e pelos casos de microcefalia em bebês, foi detectado pela primeira vez no continente africano.

LEIA MAIS

Salgueiro se mobiliza para o Dia D contra a gripe, no próximo sábado (30)

Até o dia 20 de maio, o município tem como meta vacinar cerca de 13.500 pessoas que se encontram na faixa do público alvo/Foto ilustrativa

Até o dia 20 de maio, o município tem como meta vacinar cerca de 13.500 pessoas que se encontram na faixa do público alvo/Foto ilustrativa

Salgueiro, cidade do sertão central, já se prepara para a realização do Dia D de vacinação contra a gripe, programado para o próximo sábado (30), quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, para imunizar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. A proposta da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Até o dia 20 de maio, o município tem como meta vacinar cerca de 13.500 pessoas que se encontram na faixa do público alvo.

“A vacinação é de suma importância para que os grupos prioritários sejam imunizados contra os vírus, principalmente o H1N1, que tem um grande potencial de transmissão e de complicações em decorrência do adoecimento”, destaca o secretário de Saúde de Salgueiro, Emanoel Leite.

O setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde orienta  às pessoas que deverão comparecer às unidades de saúde, que levem a carteirinha de vacinação. Durante a campanha, a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades, exceto para aqueles já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas nas unidades de saúde.

12