Comandante da Guarda Municipal de Vitória é morta a tiros; namorado é apontado como autor

A comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, foi morta a tiros na madrugada desta segunda-feira (23), na capital capixaba. O principal suspeito do crime é o namorado dela, Diego Oliveira de Souza, que, segundo as informações, tirou a própria vida em seguida.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, o caso ocorreu por volta de 1h, na residência da vítima, localizada no bairro Caratoíra. Dayse Barbosa foi atingida por cinco disparos na cabeça.

LEIA MAIS

Mulher é morta em condomínio de Boa Viagem e ex-companheiro é apontado como autor do crime

Um caso de violência doméstica terminou em morte na noite do domingo (22), no Condomínio Le Parc, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

De acordo com as informações iniciais, um homem invadiu o local por volta das 23h e matou a ex-companheira, de 22 anos. Em seguida, ele tirou a própria vida. O casal deixa uma filha de 3 anos.

LEIA MAIS

Homem é morto a tiros dentro de estabelecimento em Lagoa Grande

Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (22), no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações iniciais, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo dentro do próprio estabelecimento comercial e morreu ainda no local.

Não há detalhes sobre a autoria nem sobre a motivação do crime. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Homem é morto a tiros no bairro Cohab Massangano, em Petrolina

Um homem foi morto a tiros nesta sexta-feira (20) no bairro Cohab Massangano, em Petrolina.

De acordo com informações iniciais, a vítima trafegava de bicicleta em uma área movimentada quando foi surpreendida por dois homens em uma motocicleta. Os suspeitos efetuaram diversos disparos.

O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime. O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.

Dois homens são presos após confessarem homicídio em Araripina

Dois homens foram presos no domingo (15) suspeitos de envolvimento em um homicídio registrado em Araripina, no Sertão de Pernambuco. A ocorrência foi atendida pela 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM).

De acordo com a polícia, a equipe foi acionada durante a tarde para verificar uma denúncia de agressão. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima já sem sinais vitais.

LEIA MAIS

Duas alunas ficam feridas após ataque a faca em escola de Barreiros

Pelo menos duas alunas da Escola de Referência em Ensino Fundamental Cristiano Barbosa e Silva, localizada no município de Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, ficaram feridas após um ataque a faca registrado na manhã desta segunda-feira (16).

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma das estudantes foi encaminhada ao Hospital Jailton Messias de Souza Albuquerque, também situado na cidade. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas.

LEIA MAIS

Jovem de 24 anos morre após ser atingido no pescoço durante briga no bairro Quidé, em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Um crime violento foi registrado na madrugada desta sexta-feira (13) no bairro Quidé, em Juazeiro, no norte da Bahia. Um jovem de 24 anos morreu após ser atingido por um golpe no pescoço.

De acordo com as primeiras informações, o caso ocorreu em uma residência localizada na Rua Mandacaru. A principal suspeita é a companheira da vítima, mas ainda não há detalhes oficiais sobre o que teria motivado a situação.

LEIA MAIS

Homem é morto a tiros após discussão entre vizinhos em Belém do São Francisco

Um homicídio foi registrado na noite deste domingo (8), por volta das 22h, em Belém do São Francisco, no Sertão do estado.

De acordo com informações preliminares repassadas por moradores da região, o crime teria sido motivado por uma discussão entre vizinhos.

Segundo os relatos, a confusão teria começado na residência da vítima, onde ele foi atingido pelo primeiro disparo de arma de fogo. Após ser baleado, a vítima teria tentado fugir do local.

LEIA MAIS

Ataque a tiros deixa homem morto e esposa ferida no N-8, zona rural de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um ataque a tiros contra um casal deixou um homem morto e uma mulher ferida na noite deste sábado (7), na comunidade Vila Nova do N-8, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina.

De acordo com informações de moradores, o crime ocorreu em frente a uma distribuidora de bebidas. O homem foi atingido por vários disparos de arma de fogo e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.

LEIA MAIS

Pernambuco lidera mortes de mulheres por violência em 2025 entre estados analisados, aponta estudo

Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança aponta que Pernambuco registrou o maior número de mortes de mulheres decorrentes de violência em 2025 entre os nove estados analisados pela entidade.

De acordo com o boletim “Elas Vivem: a urgência da vida”, divulgado nesta sexta-feira (6), 186 mulheres foram vítimas de feminicídio, homicídio ou transfeminicídio no estado no último ano. O número representa 51,3% dos casos violentos registrados.

No total, foram contabilizados 364 episódios de violência contra mulheres em 2025, o que indica aumento de 16,7% em relação a 2024, quando foram registrados 312 casos.

LEIA MAIS

Homem é morto a tiros no bairro Piranga 1, em Juazeiro

Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira (3) no bairro Piranga 1, em Juazeiro, no Norte da Bahia.

A vítima foi identificada preliminarmente pelo apelido de “Zezinho Azulejista”. Conforme informações apuradas no local, o homem foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu antes da chegada de socorro médico.

A área foi isolada para os procedimentos da perícia técnica, e o corpo será encaminhado as autoridades responsáveis.

Até o momento, não há informações sobre autoria ou motivação do crime. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios de Juazeiro.

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

Onda de violência no México preocupa Fifa para repescagem da Copa do Mundo, diz jornal

A escalada recente de violência no estado de Jalisco, no México, entrou no radar da Fifa e passou a preocupar a entidade às vésperas da repescagem da Copa do Mundo de 2026. Segundo o jornal The New York Times, um alto funcionário da federação admitiu, sob condição de anonimato, que o clima de instabilidade levantou dúvidas internas sobre a realização dos jogos previstos para março em Guadalajara.

De acordo com a publicação, a Fifa acompanha com atenção as cenas de confrontos, bloqueios e incêndios que tomaram partes da região após uma grande operação das autoridades mexicanas contra o crime organizado. Nos bastidores, a avaliação é de que as partidas da repescagem podem ser transferidas caso não haja garantias rápidas de segurança para atletas, comissões, dirigentes e torcedores.

Horas depois dessas informações virem a público, a entidade tentou baixar o tom. Um porta-voz afirmou que seria “equivocado” falar em preocupação grave no momento e reforçou a confiança nos três países que sediarão a Copa do Mundo: México, Estados Unidos e Canadá. Ainda assim, evitou confirmar de forma categórica que os jogos classificatórios permanecerão em solo mexicano. “A situação em Jalisco está sendo acompanhada de perto, com diálogo constante com as autoridades locais e federais”, disse o representante, destacando que a Fifa seguirá as orientações oficiais relacionadas à segurança pública.

Guadalajara é peça-chave no planejamento do Mundial de 2026. Além de receber partidas da fase de grupos, a cidade está programada para sediar um evento de repescagem intercontinental no fim de março, tratado internamente como um teste importante da estrutura de segurança antes do torneio principal.

Autoridades mexicanas decretaram alerta máximo nos últimos dias, suspenderam eventos de grande porte e reforçaram a presença da Guarda Nacional e do Exército na região metropolitana. A expectativa do governo local é de retomada gradual da normalidade, o que pode ser decisivo para dissipar as dúvidas da Fifa. Por enquanto, a entidade evita falar em mudanças definitivas. Mas, nos bastidores, a mensagem é de que, caso a segurança não estiver plenamente assegurada, até compromissos já previstos no calendário podem entrar em revisão.

Estadão Conteúdo

Adolescente de 13 anos morre após ataque a tiros em Caruaru

Uma adolescente de 13 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros registrado na Rua Professora Maria Vitorino, no bairro Centenário, em Caruaru.

De acordo com informações da polícia, as vítimas estavam sentadas em frente a uma residência quando um carro se aproximou. Um dos ocupantes do veículo efetuou diversos disparos contra o grupo.

LEIA MAIS

Três suspeitos morrem em confronto com a CIPE-Semiárido em Xique-Xique

Três homens suspeitos de envolvimento em assaltos e em uma tentativa de latrocínio contra uma mulher morreram após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido, na tarde da segunda-feira (9), no município de Xique-Xique, região Centro-Norte da Bahia.

Segundo informações da Polícia Militar da Bahia (PMBA), a equipe realizava rondas na rodovia BA-052 quando avistou dois homens em uma motocicleta, ambos utilizando roupas camufladas.

LEIA MAIS
23456